| 19/10/2007 09h56min
O que começou como uma brincadeira de Anderson Pico nas categorias de base hoje virou jogada ensaiada do Grêmio para surpreender os adversários. Desde 2001 no Olímpico, e há apenas três meses no grupo principal, o garoto é responsável por tornar as cobranças de lateral, próximas à área, verdadeiros escanteios.
– Nos treinos do juvenil, eu ficava brincando de atirar a bola nos guris. Uma vez o treinador viu e disse para começar a arremessar com uma bola de areia. Mas não nos companheiros, e sim na hora do jogo – conta Anderson, ao explicar como surgiu a jogada.
A bola utilizada na época chama-se Medicine Ball e pode pesar até 4kg. O atleta de 18 anos afirma que eram mais de trinta arremessos por dia, o que lhe deixava "os braços latejando".
Lateral virou jogada ensaiada
Quando subiu para o time profissional, em julho, por causa da venda de Lúcio e da lesão de Bruno Teles, o técnico Mano Menezes observou que a batida de lateral poderia ser uma jogada surpreendente de ataque. Hoje, Anderson não treina especificamente os arremessos, mas, durante os coletivos, sempre aprimora a estratégia.
Nos treinos fechados, o garoto admite que existem jogadas ensaiadas a partir do lateral. O objetivo é alcançar o segundo poste da goleira. Além disso, há um posicionamento específico de alguns jogadores para receberem a bola.
– Não posso dizer como são as jogadas, mas são várias – despista.
O Flamengo que se cuide...
No jogo contra o Flamengo, essa será uma arma do Grêmio para conquistar os três pontos fora de casa. Apesar de saber que o campo do Maracanã é maior do que o do Olímpico (a diferença é de 7m na largura e de 5m no comprimento), o lateral-esquerdo garante que isso não será problema:
– O campo é um pouco maior, mas também vou conseguir colocar a bola na área.
A cobrança de lateral de Anderson originou muitas chances de gol. Até agora, uma delas terminou com a bola no fundo da rede. Contra o Atlético-MG, no dia 3, o primeiro gol no empate em 2 a 2 teve origem no arremesso do garoto.
O lateral jogou a bola para Diego Souza, que estava próximo à marca do pênalti. O meia desviou de cabeça, para trás. Jonas, dentro da pequena área, cabeceou no canto direito do goleiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.