| 06/10/2007 20h26min
Depois de derrotar o Cruzeiro nos acréscimos, o Santos também só conseguiu fazer 2 a 1 em cima do Botafogo no final da partida deste sábado, a primeira do time paulista no estádio Engenhão. O resultado deu vantagem aos comandados de Vanderlei Luxemburgo na disputa por uma vaga na Copa Libertadores.
O Santos soma os mesmos 51 pontos do Cruzeiro, vice-líder do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, que derrotou o Grêmio, está no quarto lugar com 50 pontos, enquanto o time gaúcho tem 48. No sábado, o Peixe enfrentará justamente o Verdão. O Botafogo seguiu com 42 pontos e também fará clássico domingo, contra o Vasco.
O primeiro tempo da partida deste sábado foi monótono. No Santos, Luxemburgo se deu por vencido e sacou os criticados Pedrinho e Petkovic de sua equipe titular. Mas Kléber e Rodrigo Tabata, mesmo se movimentando bastante, também criavam poucas jogadas ofensivas. A melhor delas na etapa inicial surgiu justamente dos pés da dupla. Logo aos 2 minutos, Kléber enfiou a bola em profundidade para Tabata, que, dentro da área, chutou sem ângulo para a defesa de Julio César.
Apesar de equilibrar o tempo de posse de bola com o Santos, o Botafogo finalizava pouco contra o goleiro Fábio Costa. Até o artilheiro Dodô furava no ataque. Do outro lado, o jovem centroavante Moraes, substituto de Kléber Pereira no Peixe, também atuava isolado do restante da equipe.
No segundo tempo, o Santos mudou de postura, embora continuasse com a mesma formação. A presença de Kléber e Dionísio entre os titulares possibilitava que Luxemburgo revezasse os jogadores na lateral esquerda e no meio-campo, recurso utilizado para deixar o time mais criativo.
Já que a armação ainda não era completamente eficiente, contudo, o Santos abriu o placar de bola parada. Aos 6 minutos, Rodrigo Tabata acertou o ângulo em cobrança de falta. Logo em seguida, o técnico Mário Sérgio trocou Renato Silva por Reinaldo.
O Botafogo melhorou com a alteração e passou a atacar o Santos, que cedeu à pressão. Aos 21 minutos, Reinaldo invadiu a área e titubeou ao escolher entre passar a bola e finalizar. Dodô corrigiu e chutou forte, sem dar chances para Fábio Costa.
Já Luxemburgo também reagiu após assistir seu time ser vazado. Petkovic, Vitor Júnior e Renatinho entraram nos lugares de Dionísio, Tabata e Marcos Aurélio. Após resistir às investidas do Botafogo, empurrado por seus torcedores, o Peixe respondeu com um chute na trave de Vitor Júnior.
Com o tempo, o ímpeto das duas equipes diminuiu. Entretanto, mais uma vez, quando poucos esperavam, o Santos conseguiu vencer no final do jogo em um lance questionável. Renatinho tabelou com Kléber, em posição irregular segundo os botafoguenses, e fechou o marcador.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.