| 11/09/2007 22h27min
A rodada desta quarta-feira das Eliminatórias da Eurocopa é a decisão para três das maiores seleções do futebol mundial. Com campanhas marcadas por tropeços, Portugal, Inglaterra e Itália entram em campo com a obrigação de vencer para não dificultar ainda mais seus caminhos para se classificar ao torneio que será disputado na Suíça e na Áustria em 2008 – apenas os dois primeiros de cada grupo têm vaga.
A situação mais complicada é a dos portugueses, terceiros colocados no grupo A. Com dois empates nas duas últimas rodadas, o time de Luiz Felipe Scolari recebe a Sérvia, outro adversário que precisa dos três pontos para continuar sonhando com a classificação. O que preocupa Portugal é que nem a vitória nesta quarta garante terminar a rodada entre os dois primeiros lugares. Além de bater os sérvios, os lusos ainda tem que torcer por um tropeço da Finlândia, em segundo lugar, que recebe a líder Polônia.
Felipão assume que o atual cenário não estava nos planos iniciais e pede o triunfo sobre a Sérvia para recolocar a equipe nos trilhos.
– Pelo que projetamos no início, neste momento teríamos dois pontos a mais, em virtude dos jogos em casa. Agora, cada partida é um mata-mata e o jogo contra a Sérvia virou quase que uma decisão para nós, porque podemos recuperar os dois pontos que faltam se vencermos.
Para a missão, no entanto, Scolari terá alguns desfalques, já que Marco Caneira e Hélder Postiga estão vetados por contusão. Além disso, o técnico tem uma dúvida no ataque: Quaresma e Simão Sabrosa disputam uma das vagas.
A Itália, outra “desesperada”, terá uma dura tarefa em Kiev, quando enfrenta a Ucrânia. Em terceiro lugar no Grupo B, a Azzura tem de vencer os atuais quarto colocados para voltar às duas primeiras posições.
O técnico Roberto Donadoni, porém, não poderá contar com Luca Toni e Lucarelli deve ser escalado. Além disso, outras mudanças devem ocorrer no time que empatou sem gols com a França no final de semana. Pirlo e Ambrosini podem ceder seus lugares para De Rossi e Aquilani, enquanto Oddo e Panucci são os candidatos na lateral direita.
Completando o grupo B, França e Escócia duelam em Paris pela liderança. Os donos da casa não terão Vieira, lesionado, e Henry, suspenso. Entre os escoceses, a lista de ausências é maior: Gary Teale, Kenny Miller, Russell Anderson e Gary Naismith.
No Wembley, em Londres, quem briga para continuar sonhando com a Euro é a Inglaterra. Animado após bater Israel, o English Team, em terceiro lugar no grupo E, enfrenta a Rússia, vice-líder, sob os pedidos de arrogância do capitão John Terry. Lampard, Beckham e Hargreaves não jogam, mas Gerrard e Crouch estão confirmados. Se vencerem, os ingleses passarão a depender apenas de seus resultados para jogar a Euro.
Outra grande seleção que quer se reafirmar na briga para participar da competição em 2008 é a Espanha. A Fúria, na segunda posição do grupo F, recebe a Letônia para se reabilitar do empate com a Islândia no final de semana. A vitória coloca os espanhóis na liderança ao lado da Suécia, que fica de folga nesta rodada.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.