| 19/08/2007 18h05min
Antes do jogo, a torcida já cantava que em São Januário ninguém ganhava do Vasco. Com a bola rolando, o time carioca não fez uma grande exibição, mas conseguiu derrotar o América-RN por 2 a 0, neste domingo, dia 19, graças a dois gols de Leandro Amaral. Com o resultado, os vascaínos mantiveram a invencibilidade em seu estádio e chegaram aos 34 pontos. Já os nordestinos seguem na lanterna do Brasileiro, com 10 pontos.
A primeira grande oportunidade do jogo surgiu aos três minutos, quando Rubens Júnior cruzou da esquerda, mas Leandro Amaral e Enílton se confundiram e a conclusão deste último acabou na defesa de Gléguer. O Vasco chegava com facilidade à área adversária, mas esbarrava no preciosismo para desespero do técnico Celso Roth que, do banco, pedia para o time finalizar mais.
Precisando da vitória de qualquer maneira, o América-RN também chegou com perigo, aos 11 minutos. Após cobrança de escanteio, Reinaldo cabeceou forte e Júlio Santos salvou quase em cima da linha.
O domínio, no entanto, era do Vasco, que ameaçava principalmente nas jogadas aéreas. Aos 19, Vilson subiu mais que a zaga do América-RN e cabeceou para boa defesa de Gléguer. Pouco depois, Enilton cabeceou rente à trave do goleiro potiguar.
Apesar do domínio, o time carioca deixava alguns espaços para os contra-ataques adversários. Em um deles, aos 30, Reinaldo arriscou de fora da área e Sílvio Luiz teve que se esticar para espalmar para escanteio.
Quando a torcida vascaína já mostrava alguns sinais de impaciência, o Vasco conseguiu um pênalti aos 40 minutos, após Enilton ser derrubado na área por Cris. Infração que Leandro Amaral cobrou com categoria para abrir o marcador.
Segundo tempo
Com a vantagem no placar, o Vasco quase ampliou no início da etapa final. Aos quatro minutos, Leandro Amaral cruzou e Enilton, sozinho na pequena área, conseguiu desperdiçar a oportunidade para os cariocas.
Buscando mudar o panorama do jogo, o técnico Marcelo Veiga resolveu mexer no América-RN e sacou Beá e Berg para as entradas de Geovane e Marcos Mossoró. No Vasco, Enilton também deixou o campo, contundido, e Abuda foi para a partida.
Um pouco sumido no jogo, Conca apareceu aos 15 minutos com uma jogada individual e um chute de fora da área; a finalização bateu na zaga americana e sobrou para Leandro Amaral, que bateu torto e perdeu boa chance. Logo em seguida, em boa triangulação dos cariocas, Abuda serviu Leandro Amaral, que deixou Rubens Júnior em boas condições, mas o lateral exagerou na força ao tentar encobrir o goleiro adversário.
Aos poucos, o América-RN foi crescendo na partida e passou a dominar as ações. Aos 27, Reinaldo recebeu na área, mas demorou a concluir e permitiu que Jorge Luiz chegasse a tempo de travar o chute e salvar o Vasco.
Coube, então, novamente a Leandro Amaral o papel de tranqüilizar a torcida cruzmaltina. O atacante aproveitou furada do zagueiro Carlos Eduardo para invadir a área e tocar na saída de Gléguer, aos 30 minutos: 2 a 0.
A partir daí, São Januário se transformou em uma grande festa para os vascaínos que, após muitos anos, voltam a sonhar com o título brasileiro.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.