| 19/08/2007 09h44min
Justamente na última partida da fase classificatória para o Grand Prix a seleção brasileira feminina de vôlei sofreu seu primeiro revés na competição. Já classificada e com o primeiro lugar garantido, o time verde e amarelo acabou caindo diante da Itália neste domingo por 3 sets a 1. A equipe européia, por sua vez, confirmou a segunda colocação geral e, conseqüentemente, a vaga para a etapa decisiva.
O duelo, que aconteceu em Taiwan, ameaçou ser adiado novamente por causa da ameaça de um tufão que se aproximava da cidade de Taipei. O fenômeno natural não ameaçou e a partida ocorreu normalmente. Ao final de 1h45min de jogo, as italianas sacramentaram o resultado positivo com as parciais de 25/20, 25/21, 15/25 e 25/22.
A derrota não afetou a posição das duas seleções na tabela. O Brasil, embora tenha perdido a invencibilidade da fase classificatória, terminou na primeira colocação com 17 pontos. A Itália, que já havia perdido duas vezes ao longo das duas últimas semanas (uma delas imposta pelas comandadas de Zé Roberto Guimarães, por 3 sets a 2, na etapa de Verona, em 4 de agosto), ficou com 16 pontos e o segundo lugar.
O destaque da partida foi a cubana naturalizada italiana Taismary Agüero, maior pontuadora com 17 pontos marcados (sendo 15 deles de ataque, além de um de bloqueio e outro de saque). Outra que esteve bem no time da Velha Bota foi Valentina Fiorin, cujos 15 pontos no jogo vieram de cortadas bem sucedidas.
No Brasil, a melhor jogadora foi Paula Pequeno. Embora tenha ficado de fora das duas últimas partidas da seleção por causa de uma contratura nas costas, a ponteiro entrou em quadra no segundo set neste domingo e converteu 16 pontos (15 de ataque e um de bloqueio). Já oposto Sheilla foi responsável por 15 acertos (12 em ataques, dois em bloqueios e ainda um proveniente do saque).
Se Brasil e Itália protagonizaram o duelo entre as duas melhores equipes da fase classificatória, a partida que antecedeu à vitória das representantes da Velha Bota serviu apenas para definir o pior time da etapa. Mesmo atuando na casa das adversárias, a República Dominicana bateu Taiwan por 3 sets a 0 e obteve o único triunfo na competição.
As caribenhas, que haviam vencido apenas três quedas até este domingo, não tiveram muito trabalho para impor parciais de 25/16, 25/20 e 25/22 em 1h12min de atuação. Assim, o time da América Central chegou aos dez pontos e se manteve na 11ª colocação, enquanto as taiwanesas se despediram da competição no último lugar, com nove derrotas e nenhum set vencido.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.