| 24/07/2007 19h36min
Com apenas 20 anos, o baiano Everton Lopes conseguiu ao menos igualar o feito de seu conterrâneo Acelino "Popó" Freitas, que em 1995, chegou à medalha de prata na categoria leve (até 60 kg). Nesta terça-feira, ele chegou à final da categoria no Rio 2007 ao bater Jose Gonzales Pedraza por 7 a 2.
Na decisão, ele vai enfrentar o cubano Yordenis Ugas, que passou pelo argentino Luis Rueda. A luta pela medalha de ouro está programada para sexta-feira, no Complexo Riocentro. Além da prata de Popó, o Brasil ainda soma um segundo lugar com João Henrique de Silva no Pan de São Paulo, em 1963.
O brasileiro começou a luta com mais iniciativa, enquanto que o porto-riquenho buscava apenas se defender dos golpes de maneira eficiente. Lopes, no entanto, acabou tendo seu esforço compensado no final do primeiro round, quando abriu o placar da disputa.
Canhoto, o baiano conseguiu mais um golpe no começo da segunda etapa. Mesmo precisando partir para cima do rival para manter suas chances de ouro, Gonzales ficou só estudando o brasileiro, que também procurava não correr riscos desnecessários. Com isso, tinha 2 a 0 na metade do combate.
No início do terceiro round, Lopes conseguiu colocar mais um golpe no adversário, que só conseguiu dar uma resposta no final da etapa. O porto-riquenho então voltou com tudo para o quarto assalto e fez 3 a 2 tornando a luta dramática. Everton, porém, não deu chance para o rival e, com uma direita, conseguiu seu quarto ponto. Desesperado, o porto-riquenho abriu a guarda de vez e ainda tomou mais três golpes, para delírio do público verde-amarelo.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.