| 21/07/2007 11h56min
A seleção brasileira feminina de handebol derrotou Cuba neste sábado por 30 a 17 e sagrou-se tricampeã pan-americana. De quebra, as meninas garantiram vaga nas Olimpíadas de Pequim em 2008.
As cubanas, que perderam na fase classificatória justamente para o time verde-amarelo, largaram na frente com um gol de Suleiky Gomez e apostaram na forte marcação para conter a pressão.
A resposta, no entanto, só foi dada aos oito minutos do primeiro tempo, quando a equipe brasileira encostou e obteve o empate. Deonise e Aline Santos foram as principais responsáveis por elevar o placar com dois belos gols.
Com a igualdade, o Brasil melhorou em quadra e, aos 11 minutos, passou a liderar o confronto. A goleira catarinense Chana Francilela Masson, de 28 anos, natural de Capinzal, participou de forma decisiva e evitou diversas oportunidades de gol das cubanas.
Com o placar de 10 a 4, Gomez, a principal jogadora de Cuba, recebeu falta no momento do arremesso e foi para linha dos sete metros. Chana, no entanto, cresceu e conseguiu fazer uma linda defesa.
O melhor aproveitamento do Brasil no campo ofensivo deu resultado, e a equipe foi para o intervalo com uma grande vantagem de 15 a 8 nos marcadores.
Outra catarinense, de Blumenau, Eduarda Amorim, a Duda, de 18 anos, fez uma bela finta na marcadora adversária e anotou o último gol antes do término da etapa.
O segundo tempo começou de maneira semelhante. As cubanas voltaram para quadra dispostas a recuperar o bom desempenho demonstrado no início da partida, mas não tiveram sucesso.
Apesar de sofrer três gols consecutivos, o Brasil não deixou as rivais dominarem as iniciativas ofensivas.
A também blumenauense Fabiana Kuestner, de 26 anos, fez dois arremessos certeiros em menos de dois minutos e colocou a seleção novamente em jogo.
O bom retrospecto brasileiro no Rio-2007 foi garantido com o apoio da torcida brasileira, que durante a competição lotou o Pavilhão e impulsionou o time comandado pelo técnico Juan Oliver para a conquista.
A expectativa da medalha de ouro, garantida com tranqüilidade no segundo tempo, empolgou os espectadores. O Brasil sacramentou a conquista no handebol com um lindo gol nos minutos finais.
Em Santo Domingo-2003, a seleção brasileira enfrentou a Argentina e também se consagrou campeã da modalidade. No Pan de 2007, as argentinas bateram a República Dominicana na preliminar e ficaram com o bronze.
COM INFORMAÇÕES DA GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.