| 03/07/2007 07h50min
Os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro farão um jogo que tem tudo para ser emocionante nesta terça-feira, às 21h45min, no Estádio Serra Dourada, pela nona rodada. Líder com 20 pontos, o Botafogo visita o Goiás, que tem cinco pontos a menos, assim como o Paraná Clube. Mas os goianos levam vantagem nos critérios de desempate.
O Alvinegro entra em campo embalado por ter vencido os três últimos jogos, sendo duas em clássicos estaduais: a goleada de 4 a 0 sobre o Vasco e o triunfo por 2 a 1 diante do Fluminense, sábado passado, na inauguração do Estádio João Havelange, o Engenhão. Os goianos também estão em ma crescente e o desempenho recente é ainda melhor que o do líder, pois ganhou as quatro últimas partidas. A última vitória foi os 3 a 0 sobre o América-RN, também no sábado.
O técnico do Botafogo, Cuca, acredita que os próximos jogos serão fundamentais para definir se o time vai lutar pela conquista do título. O treinador considera o mês de julho fundamental para as pretensões de todos os clubes, principalmente para o Fogão, que, devido aos Jogos Pan-Americanos, fará oito duelos fora do Rio de Janeiro.
Além de Goiás, o Alvinegro este mês jogará fora de casa contra Santos, Cruzeiro, Sport e Paraná Clube. Além disso, pegará Atlético-PR, Juventude e América-RN, partidas em que o Botafogo tem o mando de campo, longe do Maracanã, onde está invicto desde novembro de 2006.
– Creio que agora as coisas começarão a ficar mais claras sobre as pretensões do Botafogo, pois vivemos um momento crucial. Iremos enfrentar oito jogos longe de nossa torcida e de nossa cidade. Teremos que nos habituar com novas situações e fazer de outros lugares a nossa casa. Por isso estamos numa expectativa muito grande – disse Cuca.
Os jogadores do Botafogo reconhecem que as dificuldades que virão pela frente são grandes, mas preferem se concentrar no próximo jogo e, quando o assunto é tocado, se derretem em elogios ao Goiás.
– O Goiás vem de uma seqüência muito positiva e, se levarmos em consideração que perdeu seus dois primeiros jogos, é um time que está em franca evolução. Por isso, todo cuidado será pouco. Além disso, o estádio deverá estar lotado e a pressão será muito grande. Vamos precisar estar concentrados e deixar nosso jogo fluir. Se isso acontecer, as nossas chances de vitória serão grandes – disse o volante Túlio.
Para este jogo, Cuca não terá o lateral-direito Joílson, que foi expulso contra o Fluminense. O substituto será definido somente no vestiário. Ele pode fazer a troca simples e optar por Alessandro, o substituto imediato, ou então escalar um terceiro zagueiro, no caso Renato Silva, com Túlio fazendo a função de ala direita. O atacante Jorge Henrique, que cumpriu suspensão no clássico, reaparece na vaga de Ricardinho.
Pelo lado do Goiás, o técnico Paulo Bonamigo promete uma postura ofensiva diante do Botafogo, pois reconhece que a derrota não pode acontecer de forma alguma, principalmente porque o adversário está em situação muito confortável na tabela de classificação.
– Se o Botafogo ganhar vai abrir oito pontos de vantagem e teremos que correr em dobro depois. Além disso, não podemos perder pontos dentro de casa, pois esse é o segredo de quem pretende brigar no pelotão de frente durante toda a competição. É um jogo-chave e não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória. Respeitamos muito o Botafogo, mas partiremos para cima em busca dos três pontos – explicou Bonamigo.
Os jogadores do Goiás decidiram convocar a torcida e a expectativa, pela procura durante a venda antecipada, é de casa cheia.
– Claro que não achamos que o Botafogo vai ficar intimidado com a presença de nossa torcida, pois tem um grande time. Mas contar com o apoio de nossos torcedores é sempre bom – apontou o goleiro Harlei. Para este jogo, a dúvida é o atacante Fabrício Carvalho, com uma lesão na coxa direita. Se ele for vetado joga Felipe na sua vaga.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.