| 01/07/2007 21h17min
Depois de vencer o Brasil na estréia, o México manteve 100% de aproveitamento no Grupo B da Copa América ao bater o Equador neste domingo por 2 a 1. Com seis pontos ganhos, a equipe já está classificada para a fase eliminatória da competição nem que seja como um dos dois melhores terceiros colocados, enquanto os equatorianos estão matematicamente eliminados.
A última rodada da chave será disputada na próxima quarta-feira. Os mexicanos encaram o Chile, que tem três pontos. Com a mesma pontuação dos chilenos, a seleção brasileira busca confirmar sua classificação diante do Equador. Avançam à fase eliminatória dos dois primeiros de cada grupo e mias dois terceiros colocados.
A partida começou equilibrada e bastante aberta, já que as duas equipes buscavam o ataque. No entanto, as defesas prevaleciam e impediam qualquer chance real de gol até os 21 minutos, quando Hurtado falhou na saída de jogo e Castillo levou a melhor na disputa de bola com o goleiro Mora para fazer 1 a 0 para o México.
Os mexicanos cresceram na partida após o gol. Aos 29 minutos, Arce fez boa jogada pela direita e bateu da entrada da área, de perna esquerda, buscando o ângulo oposto. A bola passou muito perto do travessão de Mora.
A seleção do Equador respondeu aos 32 minutos. Bagüi arrancou em velocidade pela esquerda e cruzou na área para Benítez pegar de primeira e mandar a bola rente à trave direita de Sánchez.
Em desvantagem no placar, os equatorianos começaram a se lançar com mais objetividade ao ataque. Aos 39, porém, quase sofreram outro gol em mais uma falha da zaga. Arce ficou com a bola e bateu para a defesa de Mora. No rebote, o mesmo Arce encheu o pé e Espinoza salvou com o peito em cima da linha.
O Equador iniciou o segundo tempo com mais volume de jogo e mantendo a posse de bola no campo de ataque. Logo aos quatro minutos, Carlos Tenório apareceu bem na intermediária e bateu para boa defesa de Sánchez, que espalmou pela linha de fundo.
Os mexicanos praticamente não conseguiam trocar passes e viviam de contra-ataques isolados. Com isso, os equatorianos pressionavam. Aos 14, Carlos Tenório desviou de cabeça e colocou o goleiro rival para trabalhar. Um minuto depois, Benitez recebeu do lado esquerdo da área e Sanchez teve de se esticar todo para evitar o empate.
Aos 17, o México finalmente conseguiu um ataque quando Arce recebeu passe pelo lado direito da área e ficou na cara de Mora, mas a arbitragem já anotava impedimento de Cacho. Dois minutos depois, Castillo tentou um gol de letra e mandou por cima do travessão.
A posse de bola era praticamente toda do Equador. No entanto, a medida que o tempo ia passando, o ímpeto dos comandados de Luis Fernando Suárez diminuía e a zaga mexicana conseguia abafar a pressão.
Nova chance de empate aconteceu aos 30 minutos, com Benítez batendo de fora da área e exigindo boa defesa de Sánchez. Mas a esperança equatoriana acabou aos 34, quando o México armou contra-ataque rápido, Blanco cruzou e Bravo completou de cabeça.
O Equador ainda respirou aos 38. Mendez soltou a bomba da intermediária e contou com o um desvio para diminuir a desvantagem, mas a defesa mexicana conseguiu segurar o resultado nos minutos finais e garantiu a vitória.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.