| 27/06/2007 23h11min
Um relatório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, em poder da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado afirma que faltam controladores no Brasil e que o sistema está no limite. O diretor do Decea, brigadeiro Ramon Borges Cardoso, apresentou um documento com o diagnóstico da situação do tráfego aéreo no Brasil.
De acordo com o site G1, o relatório é do final de 2005. Um plano de desenvolvimento para os anos de 2006 a 2009 e o comando da Aeronáutica acaba reconhecendo algumas críticas dos controladores.
"Os principais problemas enfrentados pelo Decea são devido à rápida obsolescência e à limitação dos equipamentos e sistemas", afirma o relatório. Outro trecho diz que, "devido ao aumento na demanda do tráfego aéreo, à redução da separação entre aeronaves, indesejáveis conflitos de tráfego aéreo eventualmente ocorrem." O documento faz também outro alerta: "órgãos dos serviços de tráfego aéreo estão se
aproximando do limite de sua
capacidade operacional, em termos de equipamentos e pessoal."
O diretor do Decea explicou que muitos desses problemas já foram resolvidos e que a questão dos equipamentos obsoletos é que nos próximos anos o controle aéreo passará a ser apenas por satélite.
– O que nós apresentamos é que o sistema de conceito é que está sendo modificado. E não é só do Brasil, o mundo inteiro está mudando. Então, não são equipamentos, mas o conceito é que está obsoleto e vai ser modificado nos próximos 10 anos – disse Cardoso.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.