| 13/04/2007 11h21min
A pancadaria entre guias cívicos diante do presidente Luis Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de formatura, realizada na última quarta, no Maracanã, fez o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (Co-Rio) desistir de empregá-los diretamente em tarefas relacionadas à competição, em julho.
Segundo reportagem publicada na edição desta sexta da Folha de S.Paulo, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) investiu R$ 7.950.800 na formação dos guias cívicos, entre alimentação, aulas de “noções de cidadania, turismo e idiomas”, além do pagamento de R$ 175 mensais de sálário até o fim do Pan.
A maior parte dos 12 mil jovens de 14 a 24 anos treinados pela Senasp foi selecionada em 116 comunidades carentes do Rio de Janeiro. Alguns já cumpriram medidas judiciais socioeducativas. Em nota oficial, a secretaria defendeu o programa alegando ser uma boa medida de “inserção social ou reinserção”.
Oficialmente, o Co-Rio diz que discute com a Senasp o aproveitamento dos guias cívicos, mas já descarta tê-los nas atividades de voluntariado (área esportiva, credenciamento, transporte, nas instalações esportivas e na Vila do Pan). A Senasp não revelou como os guias serão aproveitado, mas um dos projetos é utilizá-los na distribuição de panfletos sobre turismo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.