| 23/03/2007 12h56min
O novo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, mereceu atenção especial do presidente Luiz Inácio da Silva na solenidade de posse dos novos ministros, realizada no Palácio do Planalto. Lula não poupou elogios a seu novo articulador político e enumerou várias justificativas para o tratamento especial que dá ao petebista. Ao justificar por que não indicou um petista para o cargo, Lula disse que a escolha se baseou numa característica própria de Mares Guia: gostar de políticos.
– Ele gosta tanto que chega a tomar café com deputado. Ele almoça com deputado e ainda se dá ao luxo de jantar com deputado, e, se vacilar, ele faz a sobremesa com senadores – discursou Lula, provocando risos na platéia de convidados.
O presidente contou que o nome de Mares Guia sofreu muitas resistências de sua equipe no início do governo porque seu nome estava vinculado à privatização de empresas em Minas Gerais e ao governo do tucano Eduardo Azeredo. Segundo o presidente, no entanto, em quatro anos de governo, Mares Guia respondeu aos críticos com ações eficazes à frente do Ministério do Turismo, que fizeram o país se destacar como nunca antes na América Latina e no mundo.
Segundo o presidente, Mares Guia entrará para a história como o ministro que mais fez pelo turismo no Brasil. Disse que o turismo sempre foi vendido como a possibilidade de um novo mercado capaz de gerar milhões de empregos, mas isso nunca passou de discurso nos governos passados. Segundo Lula, a criação do Ministério do Turismo foi o primeiro passo dado por seu governo para encarar o setor de forma séria. A escolha de Mares Guia foi o segundo passo essencial para tornar o setor produtivo e gerador de emprego e renda.
– O Walfrido é aquela pessoa que junta a fome com a vontade de comer. O Walfrido sempre faz mais do que aquilo que a gente pede pra ele. Ele sempre consegue produzir mais. O Walfrido deixou a mais consolidada política de turismo já posta em prática nesse país. E falo isso de boca cheia. Nunca o país foi tão bem divulgado no exterior. O dia em que alguém resolver contar a história do turismo nesse país, se quiser fazer justiça, você será capa dessa publicação – afirmou Lula.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.