| 13/03/2007 10h54min
Foram lançados na manhã desta terça os uniformes que os atletas brasileiros utilizarão nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O desfile dos modelos com as novas roupas ocorreu no Hotel Copacabana Palace, no Rio. Marca oficial do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 1999 e patrocinadora dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a Olympikus buscou a inspiração na natureza para vestir a delegação. Cerca de 70 mil peças serão produzidas, entre roupas e calçados de Vila, treino, competição e pódio para atender os cerca de 970 membros da Delegação que representará o país.
A linha de uniformes foi inspirada na natureza do Brasil, o que fica evidente em peças de esportes como atletismo, ciclismo, pentatlo moderno e triatlo, com imagens que lembram galhos de uma árvore, mas também podem ser interpretadas como as artérias que ajudam a suprir o corpo dos atletas com o oxigênio.
O layout e a tecnologia foram cuidadosamente conceituados de acordo com seus usos. Os uniformes de Vila (passeio) têm aspecto mais casual e descontraído, com tecidos adequados à ocasiões de relaxamento em que o atleta estará vestindo essas peças. Os agasalhos de passeio e de pódio foram pensados para ser, ao mesmo tempo, imponentes e confortáveis. Já na linha para treino, o visual é mais singelo e o foco das peças é a tecnologia voltada para a performance - é o momento em que os competidores estão concentrados e não querem chamar atenção.
– Acreditamos que estes uniformes são o resultado de uma evolução de oito anos de trabalho em parceria com o COB e os atletas brasileiros. Ouvindo, dando sugestões, entendendo suas necessidades, pesquisando novas tecnologias e ousando no design. Para os novos uniformes, partimos de duas premissas: a tecnologia deveria ser a melhor possível e o desenho deveria chamar a atenção de qualquer um que tivesse contato com as peças, o que conseguimos com uma proposta inédita de utilizar as cores do Brasil em gradiente – explicou Paulo Santana, diretor de Marketing da Calçados Azaléia, detentora da marca Olympikus.
A empresa começou a enviar ao COB, no segundo semestre do ano passado, os protótipos das peças para que elas fossem encaminhadas às Confederações Brasileiras Esportivas. A recomendação às entidades foi a de que, na impossibilidade de se testar os uniformes com todos os integrantes das equipes de cada esporte na antecedência necessária, fosse escolhida uma amostra de atletas que representasse a totalidade de tamanhos e exigências específicas de cada modalidade.
Ao fim do processo, representantes de todas as entidades esportivas assinaram um laudo de aprovação dos modelos. Por se tratarem de uniformes específicos para mercados de esportes nos quais não atua, a marca apenas não fornecerá material para esgrima, esportes aquáticos, hipismo e vela. A equipe de futebol utilizará peças de seu próprio fornecedor, o único que possui contrato anterior ao da Olympikus com o COB.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.