| 04/03/2007 18h55min
O experiente atacante Edmundo comandou a vitória do Palmeiras no clássico contra o Corinthians. Ele marcou dois gols e participou do segundo, anotado por Osmar. Com o resultado deste domingo, o Verdão alcançou sua segunda vitória consecutiva, chegou a 22 pontos na tabela e se aproximou do G-4 do Paulistão, enquanto o Timão estacionou nos 19 e viu diminuir substancialmente a chance de classificação para as semifinais da competição.
O bom entendimento entre Edmundo e Valdívia, mostrado nos treinos da semana, foi o diferencial favorável ao time de Caio Júnior. Enquanto Leão apostou em três volantes, o técnico alviverde jogou suas fichas na inteligência da dupla. E se deu bem, pois dos pés deles nasceram as jogadas de maior perigo e eficiência de sua equipe.
Os 45 minutos iniciais do clássico mostraram duas equipes distintas em campo. Cadenciado, o Palmeiras segurava a partida, tocava a bola com inteligência e aguardava o momento certo para atacar, enquanto o Corinthians apostava suas fichas em lançamentos longos para a velocidade dos atacantes Arce e Nilmar.
Os lances de maior perigo demoraram a acontecer e foram todos favoráveis ao time de Parque Antártica. A primeira boa chance saiu dos pés de Valdívia, que aproveitou uma bola mal tirada pela zaga corintiana e chutou por cima do gol de Jean, aos 11 minutos. Seis minutos mais tarde, não teve jeito. Martinez invadiu a área aos trancos e barrancos e foi travado pela defesa. A bola sobrou para Valdívia, que viu Edmundo livre e cruzou para o Animal matar no peito e fuzilar Jean: golaço e Verdão na frente.
Logo depois do gol, o Palmeiras perdeu o atacante Alemão, com uma contusão no joelho. Com Osmar em campo, o time ganhou maior presença de área, mas perdeu velocidade. Mesmo assim, quase ampliou o marcador aos 29, depois de falta mal cobrada por Gustavo, no peito de Edmundo. O Animal arrancou em direção a área e foi derrubado, mas o árbitro mandou o lance seguir.
Aos 38, novamente a dupla Valdívia e Edmundo funcionou, desta vez com a ajuda da sorte. O chileno partiu em direção a área e, ao invés de passar, tentou o chute. Gustavo travou e, na sobra, Edmundo chutou cruzado. A bola resvalou nas pernas do centroavante Osmar e entrou. A zaga corintiana esboçou uma reclamação de impedimento.
Na etapa final, o Palmeiras voltou ainda mais cadenciado, enquanto Leão resolveu abandonar a cautela e trocar Daniel pelo promissor William. Logo no primeiro ataque, em vacilo de Pierre, Roger pegou de primeira um cruzamento para a área e quase surpreendeu Marcos. Gustavo, aos cinco minutos, também teve sua chance, de cabeça, depois de escanteio cobrado por Roger.
A resposta palmeirense veio novamente em jogada da dupla Edmundo-Valdívia. O Animal fez lindo lançamento na esquerda para o chileno, que ganhou da zaga corintiana na velocidade e chutou forte, à direita do gol de Jean.
Inspirado, o chileno passou a atuar como um verdadeiro maestro, armando as jogadas ofensivas da equipe e “regendo” a torcida palmeirense nas arquibancadas a cada dividida ganha e a cada falta recebida. E foram muitas, duas delas punidas com cartões amarelos para Arce e Gustavo. Esta última, inclusive, quase resultou no segundo gol de Edmundo no jogo, mas Jean espalmou.
Do lado corintiano, Leão desesperava-se a cada segundo. Antes mesmo dos 20 minutos, queimou seu último cartucho e sacou o lateral Eduardo Ratinho para a entrada de Amoroso, mais um da legião dos experientes do elenco alvinegro. A troca, no entanto, acabou prejudicada pela contusão de Nilmar, que foi obrigado a deixar o campo e deixar o Timão com 10 jogadores, aos 28 minutos.
Era tudo o que o Verdão queria. Com dois gols de vantagem e um homem a mais em campo, o time de Caio Júnior passou a tocar a bola com total tranqüilidade, embalado pelos gritos de "olé". Aos 37, Cristiano, que acabara de substituir Valdívia, recebeu lançamento de Wendel na direita e cruzou certeiro para Edmundo, que bateu de primeira e definiu o placar com mais um golaço: 3 a 0 e crise no rival. Depois do gol, o Animal deixou o campo, ovacionado, para a entrada de Michael.
Na rodada do meio de semana, o Palmeiras abre o Palestra Itália para receber o Noroeste e buscar a terceira vitória consecutiva na competição, quarta-feira, às 21h45min. No mesmo dia e horário, em Marília, o Corinthians encara o time da casa, que massacrou o São Bento neste domingo, em jogo marcado para o Bento de Abreu.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.