| 01/02/2007 13h09min
A eleição para a presidência do Senado começou por volta das 12h30min desta quinta, pouco mais de uma hora depois da cerimônia de posse dos 27 senadores eleitos nas eleições de 2006. Concorrem ao cargo o atual presidente, Renan Calheiros, e José Agripino (PFL-RN).
No discurso no plenário, de acordo com o site G1, o senador José Agripino destacou que sua candidatura visa a impedir que o governo Lula concentre ainda mais poder, e oferecer ao Brasil "a possibilidade do contraditório". Segundo ele, apesar de Calheiros ter feito uma boa gestão, "os poderes não podem ficar concentrados nas mãos dos aliados do presidente". Agripino também afirmou que entre seus compromissos de candidato está o de disciplinar a tramitação de medidas provisórias (MPs) no Congresso. Segundo ele, as MPs editadas pelo governo atrapalham a pauta na Casa. Porém, fez questão de enfatizar que não será o "presidente do confronto" com o Executivo e colocará em votação os vetos presidenciais que há mais de um ano não são examinados pelo Legislativo.
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), por sua vez, lembrou que sua administração foi marcada pela ética.
– Quem morreu no Brasil não foi a ética, quem apodreceu foi o nosso sitema político. A minha gestão foi uma gestão ética. A austeridade não é um discurso, mas a prática. Isso foi praticado em minha gestão.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.