| 23/01/2007 14h31min
A bancada do PSDB se reúne nesta terça-feira para oficializar o apoio ao deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato da terceira via à presidência da Câmara. Também nesta terça, o atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição, recebeu o apoio formal do PSB.
Em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, o líder tucano, deputado Jutahy Junior (BA), afirmou que a crise no partido foi superada. Defensor do argumento da proporcionalidade para fundamentar a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (SP), Jutahy agora afirma que essa passou a ser uma tese secundária, diante da necessidade de unidade do partido. Segundo ele, a candidatura de Fruet resolveu um grande problema para o PSDB.
– Nesse momento, a unidade é essencial. O Gustavo Fruet é um fator de unidade. A candidatura dele foi a melhor solução: todos os parlamentares compreenderam, a sociedade aplaudiu e nossos eleitores aprovaram. Agora, vamos trabalhar para ter todos os 63 votos do PSDB. É um dever da bancada para alguém que resolveu um grande problema para nós – afirmou Jutahy.
Ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso, o deputado eleito Paulo Renato (PSDB-SP) diz que o partido precisa ir para o divã e rediscutir o seu próprio programa. Ele rebate a tese da proporcionalidade, alegada inicialmente para apoiar Chinaglia, e diz que o PSDB corria o risco de se distanciar do seu eleitorado. Ele elogiou a decisão da bancada de rever a posição e apoiar a candidatura de Fruet.
– Por que não sermos protagonistas do processo? Por que na oposição não podemos ser protagonistas? Acho que o líder Jutahy Junior tomou uma atitude muito digna ao convocar a reunião da bancada para rever a decisão. Isso vai levar à união do partido. Fiquei satisfeito com a candidatura do Fruet. O PSDB veio inteiro nesse apoio. Essa candidatura acabou com as divergências internas e recolocou o PSDB nos eixos – avaliou o tucano.
Nesta segunda-feira, os candidatos da base governista, Arlindo Chinaglia e Aldo Rebelo, apresentaram cartas com promessas de campanha aos colegas deputados. Os dois criticaram o número de medidas provisórias e evitaram tratar o aumento salarial como prioridade. Para agradar aos eleitores, os dois se comprometeram a resolver outros assuntos polêmicos. A mudança aconteceu depois do lançamento da candidatura de Fruet, que assumiu a defesa da ética como bandeira eleitoral.
Na próxima segunda-feira, os três candidatos participam de debate no auditório da TV Câmara, a partir das 11h.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.