| 16/01/2007 09h24min
A equipe de Fórmula-1 BMW Sauber apresentou hoje em Valência seu novo carro, batizado de F107, com o qual pretende dar um passo adiante e subir ao pódio na temporada de 2007 com seus dois pilotos titulares, o alemão Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica. Mario Theissen, chefe da escuderia, afirmou durante o ato de apresentação do novo carro que este é o primeiro veículo fabricado integralmente pela equipe, que faz sua segunda temporada de F-1.
A BMW Sauber nasceu na temporada passada, depois que a marca alemã, até então subministradora de motores para a equipe Williams, adquiriu a escuderia suíça de Peter Sauber em meados de 2005 para formar uma equipe própria para o Mundial da categoria. Em 2006, a BMW Sauber encerrou o campeonato em quinto lugar, com 35 pontos. Além disso, a equipe conseguiu dois pódios, na Hungria (Heidfeld) e na Itália (Kubica).
– Agora, com este novo carro, queremos dar um passo adiante. Nosso objetivo é que o novo carro nos permita ficar na liderança e estar em condições de alcançar o pódio nas corridas e na classificação final do campeonato – disse Theissen.
O chefe de equipe acredita que a BMW Sauber cresceu o suficiente para alcançar seus objetivos em 2007.
– Passamos em um ano de 275 a 430 pessoas trabalhando na equipe e estamos muito esperançosos de que esta será uma grande campanha para nós – disse.
Os trabalhos de fabricação do novo carro começaram em abril de 2006. Desde então, o objetivo da marca foi trabalhar na adaptação do veículo à nova regulamentação do campeonato, que determina, entre outras coisas, a utilização de apenas uma marca de pneus para todos: a Bridgestone. Willy Rampf, diretor técnico, afirmou que o F107 introduz novidades aerodinâmicas substanciais para adaptá-lo às características dos novos pneus.
– Para isso, o novo supercomputador Albert nos ajuda de uma maneira fundamental, pois permite fazer simulações quase perfeitas – disse. – A parte dianteira é completamente diferente, assim como a parte traseira e o difusor. As admissões de ar mudaram para melhorar a refrigeração do motor e o peso foi reduzido para melhorar a flexibilidade – disse Rampf.
Nick Heidfeld, de 29 anos, começa o campeonato como líder da equipe por sua condição de veterano. No ano passado foi responsável pela maioria dos pontos somados pela escuderia.
– Não sei se sou o líder ou não. Só sei que na F-1 é preciso dar tudo e é isso o que vou fazer. Somos muito otimistas em relação ao novo carro e espero poder obter bons resultados – disse Heidfeld, que desde 2000 disputou 117 grandes prêmios.
Robert Kubica enfrenta sua primeira temporada completa após ter participado da metade do campeonato de 2006 em substituição ao canadense Jacques Villeneuve.
– Vai ser um ano complicado. Na Fórmula-1 tudo é maior, mas espero corresponder à confiança com bons resultados – disse o polonês, de 22 anos.
Os dois pilotos de testes serão os alemães Sebastian Vettel e Timo Glock. O novo F107 da BMW Sauber começará a rodar esta tarde no Circuito da Comunidade Valenciana.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.