| 10/01/2007 13h33min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi empossado nesta quarta-feira para um novo mandato de seis anos, prometendo levar o país rumo ao socialismo. Chávez, que foi reeleito em 3 de dezembro com grande apoio popular, ganhou seu primeiro pleito presidencial em 1998 e o segundo em 2000, após a aprovação da nova Constituição do país. Ele ficará no cargo até 2013.
A cerimônia de posse não contou com a presença de outros chefes de Estado. O presidente venezuelano iniciou o dia de atos oficiais com a colocação de uma oferenda de flores no túmulo do líder independentista Simón Bolívar no centro de Caracas.
Em seguida, Chávez foi para o Palácio Legislativo. Na sede da Assembléia Nacional venezuelana, disse que construir o caminho venezuelano ao socialismo é o único caminho "à redenção, à salvação da pátria".
– É impossível a igualdade sem o socialismo. Nada, nem ninguém, nos fará deter o carro da revolução socialista na Venezuela, custe o que custar – acrescentou.
Em um discurso cheio de referências a Simón Bolívar, convidou as "minorias oligárquicas" a respeitar a decisão da maioria.
– Respeitando-nos, reconhecendo nossas diferenças, vamos assumir a decisão da maioria, regra de ouro se quisermos e acreditarmos em uma democracia – afirmou.
Chávez, de 52 anos, tomou posse com a presença dos ministros de seu novo governo, representantes das instituições nacionais e membros do corpo diplomático credenciado em Caracas.
– Juro por esta maravilhosa Constituição, pátria, socialismo ou morte – discursou o governante diante da presidente da Assembléia, Cilia Flores, a primeira mulher a assumir esse cargo na Venezuela e a primeira a tomar o juramento de um chefe do Estado.
Da sede parlamentar, Chávez irá ao Paseo los Próceres, onde haverá um desfile militar, após o qual viajará a Manágua para assistir ainda hoje à posse do presidente nicaragüense, Daniel Ortega.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.