| 19/12/2006 11h28min
O São Paulo arrecadou R$ 50 milhões com promoções nesta temporada. Para 2007, o plano é alcançar a marca de R$ 60 milhões com ações de marketing, segundo informações do site GloboEsporte.com. Entre as iniciativas realizadas em 2006, estão o lançamento de um relógio com a marca do clube, venda da grama do Morumbi, criação do batismo tricolor, o DVD e o panetone do tetracampeonato brasileiro.
– A tendência do nosso mercado é vender menos jogadores e aproveitar outras fontes de renda, como é o caso do marketing. O futebol brasileiro, em termos de marketing esportivo, é completamente ignorante. O São Paulo também era amador, mas está aprendendo. E já estamos dando os primeiros passos – afirmou o presidente Juvenal Juvêncio.
O pioneirismo é um dos fatores que a diretoria são-paulina mais se orgulha. E, agora, com o marketing, não é diferente. Os dirigentes do clube confessam que, no Brasil, os times de futebol ainda engatinham quando o assunto é marketing. Porém, garantem que o Tricolor é o primeiro a dar os passos iniciais rumo ao novo mercado.
Nas últimas três temporadas, o São Paulo passou a explorar mais esse filão. Justamente no momento em que entrou em ação o Gesp – Grupo de Executivos São-Paulinos. Encabeçado pelo publicitário Júlio César Casares, o Gesp é formado por torcedores, profissionais em diferentes áreas, e que dedicam parte do seu tempo para elaborar idéias e executá-las em prol do clube.
Muitas das idéias são importadas dos clubes europeus. O filme é uma delas. Na visão do São Paulo, os times da Europa são os que melhor sabem explorar o marketing. Em 2007, o departamento de marketing pretende ampliar suas ações. E, com isso, aumentar a receita para os cofres do Tricolor.
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