| 01/12/2006 23h17min
O sociólogo Emir Sader, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), será o representante do PT nas comemorações de 80 anos do presidente de Cuba, Fidel Castro, segundo o partido anunciou nesta sexta-feira em seu site. Os festejos começaram na terça-feira e continuam ao longo da semana que vem. No sábado, quando haverá um desfile militar em Havana, Sader entregará a Fidel uma carta do partido em homenagem ao ditador cubano.
Fidel - que foi operado em julho deste ano - não participou das comemorações de seu aniversário. No início das comemorações, na terça-feira, Fidel deu boas-vindas aos cerca de convidados 1,5 mil convidados de 80 países por meio de uma mensagem lida no local. Entre os convidados de Cuba estão os presidentes Evo Morales, da Bolívia, René Préval, do Haiti, e o recém-eleito Daniel Ortega, da Nicarágua.
O aniversário de Fidel ocorreu em 13 de agosto, mas a celebração foi adiada, a pedido dele, para coincidir com o 50º aniversário do dia em que ele e seus seguidores desembarcaram em Cuba no barco Granma, para a revolução cuabana em 1959.
Sader se envolveu recentemente numa demanda judicial, em que foi condenado por injúria e difamação por ter ofendido o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (PFL-SC). Ele foi condenado pela Justiça à pena de um ano de prisão e à perda de sua cátedra na universidade. A justiça entendeu que ele ofendeu Bornhausen num artigo em que o sociólogo rebatia uma frase do senador em que ele se dizia feliz por ficar "livre dessa raça pelos próximos 30 anos", se referindo aos petistas. Sader disse no artigo que Bornhausen era racista.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.