| 18/11/2006 19h03min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva devolveu hoje ao Rio a gestão sobre as unidades locais do Sistema Único de Saúde (SUS). Em março de 2005, em meio a uma crise na saúde pública, o governo federal requisitou seis hospitais: os municipais Miguel Couto e Souza Aguiar, além de quatro municipalizados em 1999 – Andaraí, Jacarepaguá, Ipanema e Lagoa. Segundo Lula, o ato encerra uma "briga desnecessária".
– (Foi) uma confusão que terminou acontecendo entre o governo federal e o governo municipal na questão da saúde, por causa de incompreensões em momentos políticos adversos – disse.
Lula discursou de improviso e agradeceu aos funcionários do Hospital da Lagoa – um dos que estiveram sob intervenção no período – pela compreensão que tiveram com a crise que levou o governo a decretar estado de calamidade pública na rede hospitalar da cidade.
O presidente afirmou ainda que a eleição do senador Sérgio Cabral (PMDB) representa a possibilidade concreta de que passe a existir essa harmonia. A atual governadora do Rio é Rosinha Garotinho (PMDB).
Ela e o marido, o ex-governador Anthony Garotinho, apoiaram, na campanha presidencial deste ano, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB), adversário de Lula. Cabral apoiou o petista no segundo turno.
– Se depender do governo federal nós nunca mais vamos ter crise de saúde no Rio de Janeiro – disse o presidente.
– Quero dizer isso na frente de vocês porque, muitas vezes, as coisas acontecem repentinamente, e a gente é pego de surpresa no uma notícia no jornal – acrescentou.
Lula lembrou que, na época da crise no Rio, determinou pessoalmente que fossem tomadas medidas para reverter a situação.
– Na época, chamei o (ex-) ministro Humberto Costa (Saúde), de tanto que via na televisão pessoas dormindo nos corredores, pessoas tratadas nos corredores e pessoas chorando – contou, adicionando:
– Eu disse: Humberto, é necessário que se criem no Rio alguns centros de emergência. Não é possível que a gente fique sabendo das coisas quando elas são ruins.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.