| 08/11/2006 22h46min
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimentou nesta quarta-feira as vitórias eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil, e Daniel Ortega, na Nicarágua. Chávez ainda qualificou de voto de castigo para o presidente George W. Bush o triunfo dos democratas nas eleições legislativas.
Em um encontro de mais de quatro horas com jornalistas estrangeiros em Caracas, o presidente venezuelano fez um amplo repasse da atualidade internacional e expressou seu otimismo pelo eixo de integração que se desenha na América Latina.
– Outro mundo é possível, e já começou a aparecer no horizonte – disse Chávez.
O presidente venezuelano afirmou que 2006 foi um ano muito positivo para a Venezuela, com sua entrada no Mercosul, o reforço de laços com vários países do mundo e, segundo Chávez, consolidação como potência mundial em petróleo e gás.
Chávez disse ainda que os Estados Unidos não puderam humilhar a Venezuela na batalha por um posto de membro não-permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O presidente venezuelano disse também que segundo as estatísticas os latinos votaram majoritariamente contra Bush, o que interpretou como "um castigo pelo muro da vergonha" e a "Lei de Imigração que tentou criminalizar e varrer a dignidade" dos latino-americanos nos EUA.
– Aí estão as respostas que dão os povos – manifestou o presidente venezuelano, que leu para os jornalistas uma nota que acabavam de lhe entregar na qual constava a notícia da renúncia do secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.