| 02/10/2006 17h28min
No primeiro pronunciamento depois do primeiro turno das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrando bom humor, disse nesta segunda que a eleição não estava ganha, embora as pesquisas apontassem uma larga vantagem em relação ao tucano Geraldo Alckmin. Confiante num resultado positivo no segundo turno, Lula disse que a vitória foi apenas adiada.
– Não venci porque não venci. Faltou voto. Não tinha eleição ganha. Vai demorar um pouco mais a vitória, mas ela virá – afirmou.
Lula acrescentou que gostaria de ter vencido no primeiro turno, "mas a sabedoria popular nem sempre permite". O presidente disse ainda não saber se foi correta a decisão de não participar do debate com os presidenciáveis na TV Globo:
– Se eu tivesse uma bola de cristal que disse o que eu deveria fazer ou não para ganhar voto, eu faria. Portanto, não sei, não tenho pesquisas ainda para dizer se deveria ou não ter ido.
Lula disse acreditar também que o segundo turno será "uma campanha mais justa" e oportuno para debater os problemas do Brasil. O presidente aproveitou para alfinetar o candidato do PSDB e seu adversário, Geraldo Alckmin, dizendo que "se em alguns Estados nem parecia que tinha muita campanha, no Nordeste houve, viu Geraldo?". O presidente venceu as eleições em todos os estados da região.
O presidente se mostrou feliz com as vitórias dos petistas Jaques Wagner, na Bahia, e Marcelo Deda, no Sergipe, e prometeu apoiar todos os candidatos aliados que estiverem no segundo turno.
– Estou feliz com a vitória dos companheiros. Acho importante porque eram Estados governados pelo PFL que foram derrotados. Por obra do destino ou não, foram derrotados exatamente pelo PT. Dos 10 Estados com segundo turno, viajaremos para ajudar os que estão na nossa aliança – afirmou.
Lula aproveitou a coletiva para manifestar apoio ao candidato do PMDB ao governo do Rio, Sergio Cabral Filho, dizendo que terá prazer em fazer comícios em solo carioca em troca de apoio do peemedebista no segundo turno nacional. O presidente, inclusive, disse que já conversou com Cabral nesta segunda.
Lula avaliou ainda que no segundo turno o tipo de debate é mais ágil, "esclarecedor, interessante":
– Espero que as idéias sejam debatidas. É uma coisa muito mais esclarecedora. O segundo turno é extremamente importante porque a maioria da população vai consolidar um candidato. Ele (o debate) facilita que o eleitor faça a comparação.
O presidente também elogiou o comportamento "do povo nas eleições deste domingo" e disse que o processo democrático no país está completamente consolidado. Exaltou o papel da Justiça Eleitoral e afirmou que a rapidez da apuração é de causar inveja em muitos países ricos.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.