| 08/08/2006 19h46min
O presidente em exercício do PSB, Roberto Amaral, protocolou no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pedido de cassação do mandato do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ). Segundo Amaral, Gabeira ofendeu a honra do partido e de seus parlamentares com acusações infundadas e sem provas. Para Roberto Amaral, Gabeira procura autopromoção em ano eleitoral "para conquistar alguns votinhos.
O dirigente seguiu para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas, onde pretendia apresentar reclamação contra a conduta de Gabeira, um dos sub-relatores. Fernando Gabeira acusou o PSB de "aparelhar" o Ministério da Ciência e Tecnologia a fim de obter ganhos eleitorais e financeiros.
O conselho deverá agora enviar a representação à Mesa Diretora, que vai conferir os dados e devolver em seguida o pedido ao conselho. Depois desses procedimentos, o processo será aberto de imediato, e o deputado Gabeira terá cinco sessões para apresentar sua defesa.
Amanhã, os advogados do PSB deverão entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Fernando Gabeira, por abuso da imunidade parlamentar. O partido solicitará à Justiça também indenização por danos morais por ter se sentido prejudicado com as declarações do deputado.
AGÊNCIA CÂMARAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.