| hmin
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) disse nesta segunda, dia 15, que Saddam Hussein deve ser tratado como qualquer outro prisioneiro de guerra e que esperava poder visitá-lo.
Soldados dos EUA capturaram Saddam, 66, em um esconderijo perto de sua cidade natal, Tikrit, no sábado. O comandante norte-americano no Iraque, general-tenente Ricardo Sanchez, disse que o ex-presidente seria tratado de acordo com os direitos dos prisioneiros de guerra.
De acordo com a convenção, a Cruz Vermelha deve ter acesso aos prisioneiros de guerra, mas o documento não diz em que momento após a captura isso deve acontecer. A Cruz Vermelha não quis comentar se a divulgação das imagens de Saddam mostradas logo após sua prisão era uma violação da convenção, que proíbe a exposição dos prisioneiros à "curiosidade pública".
– Não queremos entrar num debate público sobre isso – disse o ICRC. A entidade acrescentou que, se houvesse algo errado, isso seria informado diretamente a Washington.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.