| 05/04/2003 20h01min
O Grêmio somou os três primeiros pontos no Brasileirão no fim da tarde deste sábado, dia 5. O tricolor venceu o Guarani por 3 a 1 no Estádio Olímpico. O time comandado pelo técnico Tite marcou os gols com Anderson Lima, Christian – o primeiro com a camisa do Grêmio – e Emerson. O Guarani, que cresceu no segundo tempo com a lesão de Tinga e a expulsão de Claudiomiro, marcou com Esquerdinha, cobrando falta.
Na primeira etapa, o time gaúcho fez valer o fator local. O Guarani, que na estréia no Brasileirão goleou o Vasco por 4 a 2, deu pouco trabalho à defesa tricolor. Logo aos 9 minutos Amaral mandou um recado ao goleiro Jean. Ele bateu forte da intermediária e carimbou o poste direito. Em seguida, o atacante Caio foi derrubado próximo à área, pela esquerda de ataque. Anderson Lima se apresentou e ajeitou a bola. A cobrança do ala teve endereço certo: o fundo do gol de Jean. O placar foi aberto aos 13 minutos.
Mesmo começando a partida no banco de reserva, a estréia de Christian no Olímpico não tardou. Caio sentiu dores musculares e foi preservado, deixando o gramado com 20 minutos de bola rolando. Também não tardou Christian marcar seu primeiro gol com a camisa do Grêmio.
Gilberto cobrou escanteio da esquerda, mas a bola voltou para seus pés depois da rebatida da defesa. Nova tentativa e cruzamento preciso. Christian subiu mais alto que a zaga e cabeceou fora do alcance de Jean, no ângulo esquerdo do goleiro. Os 2 a 0 no marcador pareciam indicar uma vitória certa pelo ritmo e volume de jogo do Grêmio.
Mas a história foi bem diferente no segundo tempo. Os quase 10 mil torcedores presentes no Olímpico viram o jogo se transformar em tensão. O time de Pepe veio melhor para os 45 finais. Ainda assim, em um lance normal, Tinga torceu o joelho ao pisar no chão depois de uma disputa de bola aérea. Foi a primeira baixa no jogo, aos 5 minutos. Em seu lugar entrou Emerson.
Já aos 14 minutos Claudiomiro se chocou contra o corpo do atacante Wagner perto do local da falta onde se originou o primeiro gol gremista. Ambos caíram e ficaram sentindo a pancada e atendidos pelos respectivos departamentos médicos. Quando retornou ao campo, Claudiomiro foi expulso pela entrada. O Grêmio ficou com um jogador a menos. E para recompor a zaga, Tite retirou Luís Mário e colocou Roberto.
Esquerdinha aproveitou a tensão nos adversários e cobrou com perfeição aos 17 minutos, descontando a diferença. Pepe queria a vitória e fez alterações na tentativa de chegar ao gol de empate. Os ataques do Guarani basicamente consistiam em bolas altas na área para o centroavante Creedence. No entanto, as chances paravam nas mãos de Danrlei ou afastadas pela zaga.
Mas quem marcou foi o Grêmio, aproveitando falha da defesa aos 40 minutos finais. Emerson Ávila tentou rebater para frente uma bola alta no meio-campo, mas o chute teve resultado oposto ao esperado: saiu para trás. Christian dominou, puxou o contra-ataque pela esquerda e cruzou na área. Gilberto apareceu para dominar, mas ficou sem ângulo. A saída foi rolar para quem entrava na área. Emerson chegou no lance e bateu seco para definir o 3 a 1 no placar.
JULIANO ROUSSELET SCHÜLERGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.