Semana Farroupilha | 22/09/2008 07h
Cerca de 6 mil pessoas desfilaram e 8 mil foram assistir à comemoração do Dia do Gaúcho, no sábado
Nada de carros, ônibus ou pedestres. A Avenida Medianeira foi fechada no sábado, dia em que se comemora a Revolução Farroupilha. Durante mais de três horas, somente as tradições gaúchas tiveram espaço na avenida. Os encarregados de prestar essa homenagem ao Rio Grande do Sul foram as 37 entidades ligadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) de Santa Maria. Na sua passagem pela Medianeira, elas mostraram destaques do tema estadual da Semana Farroupilha deste ano: Nossos Símbolos: Nosso Orgulho.
O desfile, marcado para as 8h, começou com atraso de pouco mais de meia hora. Mas a espera foi recompensada. Na cidade coração do Rio Grande todos os grupos queriam fazer bonito. Muitos peões e prendas desfilaram a cavalo. Outros protagonizaram um resgate da história em cima dos carros alegóricos. Símbolos como o Laçador, o cavalo crioulo e o quero-quero estavam presentes em
vários grupos. Muitos
homens desfilaram nos carros como estátuas-vivas do Laçador. Em outros, o personagem era feito de gesso. O chimarrão também foi lembrado em caminhões, que mostraram o processo de colheita, secagem e moagem da erva-mate. Houve carros em que estavam montados fogos de chão para o churrasco. O prato tradicional dos gaúchos era assado lentamente.
- Foi um desfile organizado. Os símbolos foram muito bem-lembrados. As pessoas se apresentaram com elegância e postura. Eu só posso elogiar o que vi - disse o coordenador da 13ª Região Tradicionalista (RT), Erival Bertolini.
O desfile lembrou ainda o patrono local da Semana Farroupilha, o escritor, compositor e poeta Antonio Augusto Ferreira, que morreu em março deste ano e deixou músicas e livros que falam sobre a cultura gaúcha.
Conforme a 13ª RT, cerca de 6 mil pessoas desfilaram na Medianeira, entre elas, aproximadamente 2,5 mil a cavalo. O público foi de cerca de 8 mil pessoas, segundo a Brigada
Militar.
Prêmio - Duas comissões
julgadoras, uma da prefeitura e outra da 13ª RT, avaliaram o desfile. A prefeitura concederá o troféu Sepé Tiarajú, na quinta-feira, às 19h, ao primeiro lugar geral do desfile. Já a 13ª RT dará prêmio aos cinco melhores participantes na sexta-feira, às 20h, na sede campestre do Clube Recreativo Dores.
Na região, também houve bonitas homenagens ao Dia do Gaúcho em cidades como Santiago e São Gabriel. Para os gabrielenses, o final da homenagem chegou junto com um grande tumulto na Praça Fernando Abbott (leia mais na página 10).
(fernanda.mallmann@diariosm.com.br)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.