Notícias

 | 21/08/2002 17h59min

Brasil perde para o Paraguai na festa do Penta

Derrota marca a despedida do técnico Luiz Felipe

A Seleção Brasileira foi derrotada pelo Paraguai por 1 a 0 nesta quarta-feira, 21 de agosto, no amistoso comemorativo à conquista do pentacampeonato mundial do Brasil na Copa 2002. O gol da partida foi marcado por Cuevas, ainda no primeiro tempo. A partida marcou também a despedida do técnico Luiz Felipe Scolari do comando da equipe. O treinador decidiu deixar o cargo para se dedicar à família e, no ano que vem, pretende trabalhar na Europa.

Foi o primeiro jogo do Brasil após a conquista do Penta. Antes da partida, disputada no estádio Castelão, em Fortaleza, o capitão Cafu repetiu o gesto que fez após a vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha, na final da Copa de 2002, levantando a taça Fifa.

A primeira chance da Seleção ocorreu aos quatro minutos. Ronaldinho fez um bom lançamento na esquerda para Rivaldo, que chutou cruzado para fora. Com a maioria dos jogadores sem ritmo de jogo, o Brasil começou a arriscar chutes de longa distância. Na melhor oportunidade, Kléberson chutou forte e Tavarelli espalmou para escanteio. Na cobrança, Gilberto Silva quase marcou ao desviar com o pé direito, mas a zaga paraguaia salvou em cima da linha.

Aos 26 minutos, Ronaldo teve sua melhor chance na partida. Depois de se livrar de dois zagueiros, ele chutou de bico da entrada da área, mas a bola subiu muito e passou por cima do gol. Dois minutos depois, veio o castigo. Cuevas driblou Gilberto Silva e chutou de fora da área no canto direito, vencendo o goleiro Marcos.

Como o amistoso era festivo, Felipão fez várias substituições e todos os 21 atletas que tinham condições de jogo entraram em campo, inclusive o volante Emerson, cortado na véspera da estréia do Brasil no Mundial. Somente Juninho Paulista, Lúcio e Roque Júnior, machucados, não participaram da confraternização.

As primeiras mudanças ocorreram aos 33 minutos. Dida e Luizão entraram nos lugares de Marcos e Ronaldo, respectivamente.

Ronaldinho era o jogador que mais procurava o jogo no primeiro tempo. Porém, foi dos pés de Ricardinho que quase saiu o gol brasileiro. O meia lançou Luizão em boas condições e o atacante chutou em cima do goleiro paraguaio. O árbitro Oscar Ruiz, no entanto, já havia marcado impedimento, equivocadamente.

No segundo tempo, Felipão trocou mais de meio time. Entraram Belletti, Júnior, Emerson, Vampeta, Kaká e Denílson e saíram Cafu, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Ricardinho, Ronaldinho e Rivaldo. A equipe brasileira se animou, mas não foi suficiente para marcar o gol. Aos 16 minutos, Rogério Ceni substituiu Dida e fez seu primeiro jogo sob o comando de Felipão.

A melhor chance da segunda etapa ocorreu aos 18 minutos, quando Kléberson fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Kaká, que chutou fraco, facilitando a defesa de Tavarelli. Luizão teve mais uma oportunidade aos 24, mas tocou em cima do goleiro paraguaio. Aos 31 minutos, Edílson entrou no lugar de Kléberson. Seis minutos depois, o baiano driblou o goleiro e mandou a bola para o fundo da rede. Porém, o árbitro já havia anotado impedimento.

Muitos torcedores foram embora antes de o jogo acabar. A festa terminou com um gosto amargo para os pentacampeões.

As informações são da Reuters.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.