Notícias

 | 12/10/2005 23h22min

Seleção goleia a Venezuela no Mangueirão

Time de Parreira ultrapassou a Argentina e terminou na liderança

A Seleção Brasileira encerrou com chave de ouro sua participação nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2006. Na noite desta quarta, o time de Carlos Alberto Parreira derrotou a Venezuela por 3 a 0 no Estádio Mangueirão, em Belém, e conquistou o simbólico título de campeão da competição.

Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos marcaram os gols da vitória, que, somada à derrota da Argentina para o Uruguai em Montevidéu, acabou dando ao Brasil a primeira colocação na competição. As duas seleções terminaram com 34 pontos, mas os brasileiros levam vantagem no saldo de gols – 18 contra 12.

Como já era esperado, o time brasileiro começou pressionando, com a intenção de abrir logo o marcador no Mangueirão. Aos sete minutos, Kaká invadiu a área, mas acabou desarmado na hora do arremate. Aos 11, Adriano deu bom passe a Ronaldo, que cortou um zagueiro e chutou fraco para a defesa de Dudamel.

A Venezuela tentava escapar em contra-ataques, sem, no entanto, ameaçar o gol de Dida. Aos 16, Roberto Carlos cruzou da esquerda e Adriano cabeceou por cima, em nova boa chegada da Seleção. Aos 22, foi a vez do ataque pela direita. Cafu cruzou e, mais uma vez o Imperador cabeceou livre, mas em cima do goleiro adversário.

No minuto seguinte os venezuelanos chegaram pela primeira vez na defesa brasileira, com um chute cruzado de Maldonado, que Dida, bem colocado, defendeu bem. Mas o Brasil já fazia por merecer o primeiro gol, e, aos 28 minutos, Ronaldinho fez ótimo lançamento para a Adriano, que dominou na frente e soltou o pé esquerdo para abrir o placar no Mangueirão.

Com a vantagem, o time de Parreira tirou o pé do acelerador e passou a tocar a bola, preferindo as saídas em velocidade. Desta forma, a Venezuela se soltou um pouco mais e criou um bom momento aos 39, quando Arango tentou de bicicleta e obrigou Dida a se esticar todo no canto esquerdo.

As equipes voltaram sem alterações para a etapa final e, logo aos seis minutos, a Seleção aumentou o placar. Ronaldinho fez outro grande lançamento para Adriano, que tocou para o Ronaldo. O Fenômeno driblou Dudamel e Hernández de uma só vez e tocou para a rede, fazendo seu décimo gol nas Eliminatórias e quebrando um jejum que já durava um ano sem marcar com a camisa amarela.

Relaxado com a vantagem e dando espetáculo para a torcida paraense, que recebeu a Seleção maravilhosamente bem, não demorou muito para Brasil chegar ao terceiro gol. Aos 16 minutos,  Roberto Carlos cobrou uma falta pelo lado direito e soltou a sua famosa bomba, que foi morrer no canto direito do goleiro venezuelano.

A partir daí, os brasileiros passaram a administrar o resultado, tentando algumas jogadas de efeito. Assim, acabou permitindo ataques perigosos do adversário, principalmente com Torrealba, que levou perigo ao gol de Dida aos 26 e aos 28 minutos. Depois disso, foi só esperar o tempo passar para encerrar com vitória a participação nas Eliminatórias e já ir projetando o hexa em 2006.

AGÊNCIA PLACAR
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.