| 21/08/2005 17h52min
O Grêmio foi ao Canindé para enfrentar a Portuguesa e conseguiu uma vitória importantíssima pela Série B do Brasileirão. Com o resultado de 2 a 1, o time gaúcho chegou aos 32 pontos e assumiu a vice-liderança, garantindo virtualmente a classificação à próxima fase. Os gols gremistas foram marcados por Ânderson e Marcel, ainda no primeiro tempo de partida. Leandro Amaral descontou para a lusa na segunda etapa.
A torcida da Portuguesa compareceu em bom número no Canindé para assistir a um dos jogos mais esperados desta primeira fase do torneio. Grêmio e lusa disputavam nesta partida quem iria ficar com os três pontos e assegurar a classificação antecipada para o primeiro quadrangular decisivo da Série B.
Na primeira metade do jogo só deu o time gaúcho. Com tranqüilidade, o Grêmio tocava a bola de pé em pé até chegar ao gol de Gléguer. Sandro e Marcelo dominavam completamente todas as jogadas no meio-campo. O lateral Patrício conseguia inúmeras jogadas pela direita. E Anderson, levava à loucura os zagueiros da Portuguesa, que não conseguiam encontrar uma maneira de marcá-lo.
O primeiro gol do tricolor nasceu quando Marcelo recebeu na intermediária e tocou para Anderson, que corria pelo meio. O garoto invadiu a área com a bola dominada e soltou a bomba, no alto da meta defendida por Gléguer. O goleiro nada teve a fazer, a não ser buscar a bola no fundo das redes e entregar para um companheiro seu dar reinício a partida. A vantagem maior veio com Marcel. O atacante chutou na saída do goleiro da Portuguesa, depois de receber ótimo lançamento de Sandro.
Em desvantagem, o time paulista continuava sem reação. E o Grêmio teve a chance de aumentar ainda mais a vantagem novamente com Marcel, aos 45 minutos da primeira etapa.
Na segunda etapa, com Johnson no lugar de Oliveira, a Portuguesa complicou o jogo que parecia decidido. Aos quatro minutos, o atacante que acabara de entrar fez bonito lance na esquerda e tocou para Cléber. O meia, nascido no Rio Grande do Sul, chutou da entrada da área para uma linda defesa de Galatto. Logo em seguida, Leandro Amaral, o único que levou certo perigo para a zaga do Grêmio no primeiro tempo, descontou para os paulistas. O jogador recebeu na entrada da área e chutou, a bola desviou em Escalona e encobriu Galatto, que saía para fechar o ângulo.
Aos 16 minutos, Rodrigo Pontes foi expulso da partida. Com um homem a mais, o tricolor tentava conter o ímpeto da equipe dona da casa. A entrada de Ricardinho na vaga de Samuel equilibrou a partida novamente.
O jogo já se encaminhava para o fim quando o chileno Escalona foi expulso de campo. Aos 44 da segunda etapa, o lance mais dramático do jogo. Em uma de suas únicas falhas no campeonato, Galatto largou uma bola nos pés de Cléber. O meia chutou com força para o gol vazio. Em cima da linha, Patrício surgiu e cabeceou para escanteio a última chance do jogo.
O bom desempenho fora do Olímpico é um dos pontos fortes da equipe. Este é o quarto resultado positivo alcançado fora de casa.
Na próxima sexta, dia 26, o Grêmio volta a atuar no Estádio Olímpico, contra o Vila Nova, de Goiás. O objetivo é sacramentar a classificação com uma vitória diante de seus torcedores.
VINÍCIUS REBELLOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.