Notícias

 | 02/06/2005 13h38min

Fórum Internacional de Esportes é aberto na Capital

Governador Luiz Henrique prometeu arenas multiuso por todo o Estado

O governador Luiz Henrique e o ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz, abriram nesta quinta, dia 2, o 4º Fórum Internacional de Esportes, que ocorre até sábado, no Centro Sul, em Florianópolis. O evento reúne palestras, mesas redondas e cursos para estudantes e profissionais da área desportiva.

Promovido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e pela Fesporte, o evento tem como tema central, neste ano, O esporte para a paz e desenvolvimento, já que 2005 foi escolhido pela ONU como o ano internacional do esporte e da educação. Cerca de duas mil pessoas participaram da abertura do Fórum.

O presidente da Fesporte, João Ghizoni, destacou que é prioridade deste governo a valorização do esporte, principalmente para o aumento da qualidade de vida e combate a desigualdade social.

– Retomamos os Jogos Abertos de Santa Catarina e no ano passado tivemos a participação de 1,4 mil escolas. A previsão é que neste ano 1,8 mil escolas participem do evento.

O representante da ONU, David Winninger, elogiou a iniciativa do Governo com a implantação dos projetos Segundo Tempo e Pintando a Liberdade. O primeiro visa a propiciar a iniciação à prática esportiva, desenvolver capacidades e habilidades motoras, qualificar recursos humanos, reduzir as desigualdades sociais e acompanhar e avaliar os esportes educacionais. Já o segundo tem como objetivo a inclusão social do apenado e a redução de sua pena na base de um dia por três trabalhados. Eles confeccionam bolas, redes, e camisas esportivas. Os apenados recebem R$ 2 por bola produzida.

Já o ministro destacou a importância do incentivo ao esporte como promotor de saúde.

– Investir na saúde não é apenas combater a conseqüências, ou seja, as doenças, mas investir em prevenção. A prática de esportes é uma maneira de prevenir as doenças.

O governador Luiz Henrique anunciou que até o final de seu mandato, com o Fundo Social em pleno funcionamento, todas as mesorregiões de Santa Catarina vão ganhar uma arena multiuso.

– Amanhã (sexta) estaremos entregando R$ 1 milhão para a arena de São José, que deve ser inaugurada em março do ano que vem.

Além dessa, também serão construídas arenas em Itajaí, Jaraguá do Sul, Criciúma, Chapecó, Blumenau.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.