Notícias

 | 15/03/2005 14h55min

Jornalistas da RBS suspeitam que agressores não sejam do MPA

Repórter e cinegrafista prestaram depoimento à polícia nesta terça

O repórter Leonel Lacerda e o cinegrafista Éverton Machado, da RBS TV, depuseram à polícia de Sarandi, no norte do Rio Grande do Sul, no início da tarde desta terça, dia 15. Segundo eles, os quatro homens não identificados responsáveis pela agressão à equipe de reportagem durante a manhã são jovens e dificilmente fazem parte dos movimentos de agricultores que bloqueiam a BR-386.

Segundo relato de Leonel Lacerda à Rádio Gaúcha, a maior parte dos manifestantes são de fato agricultores familiares, incluindo muitas pessoas idosas, o que reforça a tese de que os quatro agressores não fazem parte do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O repórter garante que sempre teve um bom relacionamento com as lideranças do movimento.

A Polícia Civil está investigando o caso, junto com o Ministério Público de Sarandi. Às 9h30min desta terça, o carro de reportagem da RBS TV foi depredado e incendiado na rodovia por quatro homens, que agiram com os rostos cobertos.

Segundo cinegrafista Éverton Machado, que estava afastado do repórter no momento da agressão fazendo imagens do protesto, quatro homens também encapuzados – que eles acreditam serem os mesmos que incendiaram o veículo – tomaram sua câmera, correram para o meio da multidão e a jogaram no carro já em fogo. Ele acredita que a ação tenha sido planejada com antecedência.

– Foi tudo muito rápido. Acredito que estava calculado. Eles saíram do meio da multidão, não ameaçaram, tomaram a câmera direto – conta Machado, que calcula que ação toda tenha levado três minutos.

O delegado responsável pelo caso, Edson Cezimbra, diz que a polícia está com dificuldades de chegar ao local. Ele espera que os líderes do MPA possam apontar quem são os quatro homens mascarados.

O policiamento no local foi reforçado. Estão no local 40 policiais do Pelotão de Operações Especiais. O comandante regional de Polícia Ostensiva do Planalto, coronel Valdir Cerutti, deve ir pessoalmente até o local ainda esta tarde. A Justiça Federal de Passo Fundo concedeu prazo de 24 horas para a completa desobstrução da BR-386, em Sarandi. Dois agentes da Polícia Federal se dirigiram para o local no início da tarde para acompanhar a ação, para a qual são aguardados cem agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE).

Com informações da Rádio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.