Notícias

 |  hmin

Rússia libera embarque de carnes produzidas até o dia 20

Embargo motivado por foco de aftosa continua valendo

O governo russo atendeu a uma das reivindicações do Brasil e liberou o embarque das carnes que haviam deixado os frigoríficos até o dia 20 de setembro, data em que entrou em vigor o embargo ao produto brasileiro.

A informação foi dada nesta segunda, dia 4, por um fiscal que que faz inspeção dos produtos destinados à Rússia no porto de Itajaí (SC), principal porto de embarque de carnes no Brasil.

– Recebemos uma carta do Ministério da Agricultura da Rússia nesta segunda, liberando o embarque das carnes que saíram das fábricas antes do dia 20 (de setembro) – afirmou o fiscal.

A proibição às importações de carnes do Brasil pela Rússia foi adotada por Moscou depois que o governo brasileiro informou o registro no dia 10 de setembro de um novo caso de febre aftosa, em um município no Estado do Amazonas. Desde então, o Brasil está negociando o fim do embargo, mas até o momento sem sucesso.

As vendas de carnes brasileiras à Rússia em 2004 superaram US$ 500 milhões. O país é o maior importador de carne suína brasileira e um dos maiores de carne bovina e de frango. A próxima ofensiva brasileira para tentar encerrar o embargo deverá contar com o auxílio do vice-presidente José Alencar, que vai a Moscou no dia 11.

A viagem de Alencar para participar de um encontro empresarial entre russos e brasileiros estava agendada já antes do embargo. O vice-presidente deve aproveitar a oportunidade para dar continuidade aos esforços do governo pelo fim da proibição.

A liberação das carnes que já haviam sido vendidas antes do dia 20 de setembro deve resultar em embarques para a Rússia de cerca de 30 mil toneladas dos três tipos de carnes.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.