| 29/12/2009 19h09min
Nas últimas semanas, surgiu a informação de que o árbitro gaúcho Leonardo Gaciba poderia começar a apitar pela Federação Catarinense de Futebol. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o juiz confirmou o convite, mas assegurou que segue trabalhando pela Federação Gaúcha de Futebol:
— Na verdade, o contato com a Federação Catarinense é um namoro antigo. Esse convite não é de agora. Antes de ser árbitro internacional eles já queriam me levar para lá (...) Mas a Federação Gaúcha me querendo, eu fico por aqui — garantiu.
Gaciba explicou que o convite de outras federações é normal e acontece em todos os finais de ano. Ele considera uma "modernização" no futebol:
— Todo final de ano existe isso, algumas federações entram em contato. Não é só a catarinense, existem outras federações que já formalizaram esse convite pra mim. Acho que é o mundo do futebol se modernizando um pouco, esse negócio de importação de árbitros — disse.
A decisão de
continuar no Rio Grande do Sul não é financeira.
Gaciba afirma que é uma forma de "reconhecimento":
— A questão financeira não vem ao caso. Não sou um árbitro diferente dos outros colegas. Acima de tudo, é um reconhecimento por tudo que a Federação Gaúcha fez por mim — falou.
Porém, Gaciba não descarta uma conciliação com federações de outros estados. Ele já fez 12 finais de campeonatos regionais do Brasil.
Escudo Fifa
Neste ano, Leonardo Gaciba não passou em testes físicos e perdeu o escudo da Fifa. Em 2010, uma das metas dele é recuperar o posto. Em outro será realizado mais um teste no Brasil:
— Tem um teste em outubro que é realizado todos os anos no Brasil, entre os árbitros pré-selecionados para entrarem no quadro internacional. E eu tenho condições de estar entre esses árbitros, se fizer um bom Campeonato Gaúcho e um bom Campeonato Brasileiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.