| 01/10/2009 14h43min
Os promotores da candidatura de Tóquio aos Jogos Olímpicos de 2016 afirmou hoje que está capacitada a "organizar os melhores Jogos para os atletas", e afirmou estar "preparada para passar as últimas 24 horas com excitação e otimismo", antes de "surpreender" amanhã em sua apresentação perante o Comitê Olímpico Internacional (COI).
Confira o cronograma do anúnico da cidade que sediará os Jogos em 2016
A capital japonesa, apoiada em Copenhague pelo primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, fez alarde de sua avançada tecnologia no último comparecimento à imprensa com a apresentação de Posy, um pequeno robô do tamanho de uma criança, que simboliza a convivência entre o gênero humano e estas criações dentro de um novo meio ambiente.
Mostrado para "levar ao mundo a tecnologia de Tóquio", e como "símbolo da paz e da amizade", a presença de Posy no palanque ocorreu antes do discurso do presidente da candidatura, Shintaro Ishihara, acompanhado do vice-presidente, Tsunekazu Takeda, e do presidente do Comitê Olímpico Japonês, Ichiro Kono.
— Posso prometer que se surpreenderão amanhã — disse Kono, antes que o presidente de Tóquio-2016 afirmasse que a capital japonesa "oferece o plano mais compacto, com as melhores condições para os atletas, seguindo o mandato do COI".
Ishihara, que destacou a utilização da baía de Tóquio para o projeto, definiu sua cidade como "a mais segura do mundo" e ressaltou o modelo ambiental da candidatura japonesa, que conta com a vantagem de ter "a melhor água natural".
— Queremos deixar um legado para as próximas gerações. Queremos que nossos netos vivam no melhor meio ambiente possível e essa é nossa grande emoção. Tentaremos chegar ao lado emocional dos membros do COI — acrescentou.
Tóquio 2016 insistiu na "total segurança financeira" de seu projeto "neste momento de crise", lembrou a ampla experiência organizativa da cidade e falou de um grande apoio popular, sem fazer menção à presença de pessoas hoje em Copenhague diante do hotel do COI que se opõem à candidatura. Sobre se a proximidade entre Pequim 2008 e Tóquio 2016 pode ser prejudicial ou determinante no sentido do voto, Kono lembrou a proximidade entre Atenas 2004 e Londres 2012.
— Vancouver 2010, Londres 2012, Sochi 2014 e Tóquio 2016 (fazendo referência também aos Jogos de inverno), por que não? Queremos nos estabilizar em nosso projeto, temos dois dias pela frente. Não podemos nos comparar com as outras cidades nem fazer comentários, mas estamos aqui para ganhar — concluiu.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.