| 28/09/2009 12h35min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a mostrar confiança na escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016. O anúncio será feito na próxima sexta-feira pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em Copenhague, na Dinamarca.
Em declarações durante seu programa semanal de rádio, "Café com o Presidente", Lula disse que qualquer coisa pode acontecer, mas acredita que o Rio superará Chicago, Tóquio e Madri.
O presidente confirmou a viagem à capital dinamarquesa, onde acontece a votação, e espera retornar ao Brasil com uma vitória.
– Trata-se de uma disputa. Se não ganharmos, vamos nos preparar para outra. Mas acho que voltaremos de Copenhague com uma vitória – afirmou.
Segundo o presidente, o Brasil é o único país na disputa que nunca organizou os Jogos Olímpicos, e a única entre as dez nações com maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo que nunca foi sede do evento.
– O Brasil faz parte dos dez países mais ricos do mundo e é o único que não realizou os Jogos Olímpicos. Além disso, está em uma situação de estabilidade econômica e de possibilidade de crescimento que permitem convencer qualquer um das boas condições do país para o evento – afirmou. – Esses são fatores determinantes porque, enquanto para os outros países será apenas mais uma edição dos Jogos, para o Brasil será a autoafirmação de um povo – completou.
Segundo Lula, enquanto Espanha e Japão já foram sede do evento e os Estados Unidos já o fizeram quatro vezes, a União Europeia (UE) receberá as competições pela 17ª vez em 2012, na cidade de Londres, enquanto toda a América Latina só viu de perto os Jogos em 1968, na Cidade do México.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.