| 09/09/2009 10h13min
Para não passar três rodadas em branco, o Avaí deseja pontuar diante de um dos candidatos ao título do Brasileiro, o São Paulo, sábado, dia 12, às 18h30min, no Morumbi. As duas derrotas consecutivas não abalaram o grupo, mas os jogadores fazem um alerta: a sequência é complicada e a meta continua sendo alcançar, o mais rápido possível, a pontuação para permanecer na elite.
Desde 2006, quando a Série A passou a ser disputada por 20 clubes, no sistema de pontos corridos, nunca um clube foi rebaixado com 45 pontos ou mais.
Mas é sempre bom projetar uma “margem de segurança”. Afinal, até o ano passado 44 pontos eram considerados suficientes e o Figueirense acabou caindo justamente com esta pontuação — o Náutico fez os mesmos 44 pontos e escapou pelos critérios de desempate.
O Diário Catarinense fez uma projeção para os próximos jogos do Leão na Série A e, de acordo com a análise — que inclusive admite uma derrota diante do São Paulo —, o time
pode confirmar a permanência na Série A na
31ª rodada. A partir deste estágio, com uma campanha consistente, pode até beliscar uma vaga na Copa Libertadores (acompanhe a simulação).
Veja o gráfico com a simulação dos resultados
Hoje, o Leão está na 7ª posição, com 34 pontos. Segundo a matemática, teria apenas 0,4% de chances de ser rebaixado e 12,2% de chances de chegar na Libertadores. O grupo pode até sonhar com a competição continental, mas os pés não desgrudam do chão dos 47 pontos.
— O que a gente quer é chegar o mais rápido possível nos pontos necessários para evitar, matematicamente, o descenso. Depois a gente vai em busca do segundo degrauzinho. A verdade é que, mesmo com aquela sequência boa, a gente sabia que ia ser muito difícil o torneio. Temos adversários dificílimos e agora, no
segundo turno, vai ficar pior ainda – avisa Eduardo Martini.
— Temos que
trabalhar com muita seriedade para conseguir voltar a pontuar contra o São Paulo — alerta o goleiro avaiano.
O volante Léo Gago, que estava suspenso contra o Inter e volta ao time para o jogo com o Tricolor, nem gosta de falar em projeções. O negócio dele é entrar para ganhar, sempre, e ele “deixa a matemática para o técnico Silas”.
— Todos nós estamos cientes de que foram duas derrotas, mas não podemos nos abalar com isso, porque é uma coisa que acontece no meio do futebol. Temos que manter os pés no chão e trabalhar bem durante a semana para chegar sábado e fazer um grande jogo — analisa Léo Gago.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.