| 01/09/2009 15h41min
Correção: Entre 8h10min e 13h30min desta terça-feira, dia 1º, este portal informou, equivocadamente, que em 1998 o Avaí obteve o acesso à Série B. A informação correta é a de que em 2008 o Leão da Ilha obteve o acesso à Série A.
Ao fazer 86 anos, nesta terça-feira, o Avaí comemora duplamente. Além do aniversário, o clube vive um dos melhores momentos de sua história.
— Temos muito a comemorar, não só em função do passado, mas também em relação ao presente — garantiu o historiador Nereu do Vale Pereira, que completa, nesta terça, 50 anos como conselheiro do clube.
Nereu é o conselheiro com mais tempo em atividade. Além de presidente do clube, exerceu diversas funções.
— O Avaí já teve momentos brilhantes, de acordo com cada época. Na década de 1940, foi tetracampeão catarinense invicto. É um feito impressionante. Além da passagem de vários atletas de destaque pelo clube, como Adolfinho, o Saul Oliveira, o Nizetta — declarou.
Os torcedores se dividem entre as conquistas mais importantes. Alguns preferem o título de 1988, cujo time foi considerado um dos melhores de sua história. Outros, o campeonato Brasileiro da Série C, em 1998.
O presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, Alexandre
Espíndola, por exemplo, considera que o Avaí está vivendo o maior momento da sua história.
— O Avaí tem uma história riquíssima e o momento é fantástico. Eu entendo que a gente vive o maior momento da história do clube com o conjunto dos acontecimentos, desde o acesso à Série A, o título estadual e com uma campanha dessas na elite — avaliou.
Campanha que tem colocado o Avaí em destaque na imprensa nacional.
— Além desta campanha em campo, o Avaí tem tem sido citado como exemplo a ser seguido em termos de administração, em gastos com atletas — avaliou o presidente do clube, João Nilson Zunino, que elogiou a torcida.
— Ouso dizer que a torcida está dando um exemplo de civilidade ao receber outras torcidas, como na final do Catarinense, diante da Chapecoense. E, por isso, é bem recebida em outros lugares, como aconteceu em Curitiba.
A comemoração, nesta terça, será na sede do Clube 12 de agosto, na Avenida
Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), a partir das 20h. Será uma
noite de encontro entre as glórias do passado e a empolgação do presente.
Saiba mais...
O Avaí foi fundado em 1º de setembro de 1923 na casa do comerciante Amadeu Horn, seu primeiro presidente, no bairro Pedra Grande (atualmente Agronômica). O clube tornou-se o primeiro campeão catarinense, em 1924. Atualmente, tem 14 títulos estaduais.
Em 1945, o clube aplicou uma das maiores goleadas do futebol brasileiro, 21 a 3, no Paula Ramos. Um ano depois, derrotou o Caxias, de Joinville, por 9 a 2, na final do Estadual, e chegou ao tetracampeonato, feito inédito entre clubes de Santa Catarina naquela época.
Outra marca importante foi o título do Campeonato Brasileiro da Série C, em 1998. Depois de 10 anos, em 2008, o Leão conquistou o acesso à Série A.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.