| 24/08/2009 11h01min
O mau desempenho de Luca Badoer, substituto do brasileiro Felipe Massa na Ferrari, no GP da Europa vem causando diferentes reações ao redor do mundo. O italiano de 38 anos terminou em 17º lugar na corrida de Valência usando o mesmo carro que Massa vinha usando antes do seu acidente. No treino classificatório, ele foi o último. O GP da Europa foi o 49º da carreira de Badoer, que jamais pontuou.
Anthony Davidson, piloto reserva da Brawn GP, deu uma declaração ao inglês The Telegraph dizendo que conversará diretamente com a Ferrari para se oferecer para a vaga de Badoer. Ele foi extremamente sincero:
– Luca não ficou nem perto de conseguir pontos e aquele carro é capaz disso. Estou preparado e acho que sou melhor. Não é arrogância. É só o que acredito. Tenho a experiência necessária e quero uma chance na Fórmula-1. Então, por que não na Ferrari?
O outro piloto de testes da Ferrari, o espanhol Marc Gene, se disse triste por não poder ser o substituto de Felipe Massa. Ele chegou a ser cotado antes mesmo do nome de Badoer ser cogitado, mas a escuderia acabou escolhendo o piloto mais experiente.
– Essas últimas semanas não têm sido fáceis para mim. É difícil imaginar que você não vai correr em um Grand Prix dentro de casa depois de vencer as 24h de Lê Mans e ter completado mais de 10 mil quilômetros com a Ferrari e a Peugeot. O que decidirem para a Bélgica vou respeitar e aceitar. Estou preparado e eles sabem disso – escreveu Gene em seu blog no site do jornal El Mundo.
A Ferrari já confirmou Badoer em Spa. No entanto, depois disso a equipe deixou em aberto quem pilotará ao lado de Kimi Raikkonen, diz o site Globoesporte.com.
Jornais internacionais se referem à estreia de Badoer na Ferrari como "desastrosa". Em enquete de três opções no site do jornal italiano Gazzetta dello Sport, a opção "Badoer fez seu melhor, mas a Ferrari não pode ter um piloto não-competitivo em corridas de alto nível" está ganhando com mais de 56% dos votos dos internautas. Em segundo lugar, com 23%, vêm os internautas que consideraram o desempenho do piloto negativo. E em último, com 21%, os que aprovaram a corrida do italiano.
A Ferrari só deve dar mais uma chance para Luca Badoer se redimir, no GP da Bélgica. O objetivo da equipe é terminar o Mundial de Construtores na terceira colocação, já que a RBR e a Brawn GP estão muito à frente. No entanto, a McLaren vem crescendo e ameaçando a posição da escuderia italiana. E o desempenho de Badoer não deixou os dirigentes nada satisfeitos, embora eles tenham mostrado compreensão.
– Primeiramente, foi importante que ele tenha terminado a corrida. Foi difícil, sabe. Precisamos ficar calmos. Ele tem potencial. Além do fato de ele não correr em muito tempo, ainda há a pressão psicológica. Vamos discutir (se ele continua), mas acho que é importante manter o Luca porque ele joga pelo time e isso é valorizado na Ferrari – disse Stefano Domenicali, dirigente da equipe.
Em fóruns de torcedores e simpatizantes da Ferrari na internet, a revolta com o desempenho de Luca Badoer é visível. Ironias com o piloto italiano e pedidos pela volta de Felipe Massa são constantes. Até o nome de Nelsinho Piquet, demitido da Renault, aparece como sugestão dos torcedores para tirar Badoer da pista, assim como o de Marc Gene.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.