| 22/08/2009 15h56min
O quarteto brasileiro terminou em sétimo no revezamento 4x100m masculino do Mundial de Atletismo, em Berlim. Vicente Lenílson, Sandro Viana, Basílio de Moraes e José Carlos Moreira, o Codó, fizeram o tempo de 38s56. A Jamaica, com Usain Bolt no time, ficou com o ouro com o tempo de 37s31 - recorde do campeonato. Trinidad e Tobago levou a prata e a Grã-Bretanha conquistou o bronze.
Para a equipe brasileira, a final já era uma vitória. O quarteto viveu emoções distintas em Berlim. Antes do Mundial, a esperança de beliscar um pódio - na lembrança, o quarto lugar em Pequim e a prata em Sydney. Depois, a avalanche de críticas e desconfiança pelo doping de Bruno Tenório, que estava na Olimpíada.
Nas eliminatórias, mais uma virada. A melhor marca do time na temporada – 38s72 – rendeu a nona colocação. Eles tinham batido na trave. Poucas horas depois, a confirmação de que os Estados Unidos estavam desclassificados por desrespeitarem as regras na passagem do bastão. A passagem para a final ia, então, para as mãos dos brasileiros.
Vicente Lenílson, Sandro Viana, Basílio de Moraes e José Carlos Moreira, o Codó, largaram na raia dois, entre a França, na raia um, e a Grã-Bretanha, na raia três. Lenílson era o único remanescente de Sydney-2000. Naquela final, o tempo de 37s90 rendeu a prata, atrás dos Estados Unidos. De lá para cá, os americanos viram o surgimento de Bolt, e assim perderam o domínio na prova.
A Jamaica, com Bolt e Asafa Powell, do medalhista de bronze nos 100m, saiu na raia sete, entre Trinidad e Tobago (raia 6) e Canadá (raia 8). Itália e Japão completaram.
A Jamaica detinha o recorde mundial do revezamento, com 37s10, estabelecido nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado. Bolt foi o terceiro a correr neste sábado. Entregou o bastão na liderança, e Asafa acabou com a brincadeira: 37s31.
As informações são do GloboEsporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.