| 14/08/2009 16h58min
Depois da conquista da última Liga Mundial de Vôlei, a seleção masculina brasileira chegou a Bogotá nesta quinta para manter a hegemonia no Campeonato Sul-Americano da modalidade. O time treinado por Bernardinho é o grande favorito ao título da 28ª edição da competição, que começa neste sábado.
O Brasil só entra em quadra às 19h (horário de Brasília) deste domingo diante do Peru. No dia seguinte, enfrenta o Uruguai, no mesmo horário. Na terça, os adversários são os colombianos, donos da casa, às 21h (de Brasília). Argentina, Chile e Venezuela também participam do campeonato.
Em declarações publicadas no site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o treinador citou Argentina, Venezuela e Colômbia como os principais adversários do Brasil no campeonato.
– A Colômbia joga em casa, acostumada com o clima e a altitude. A Venezuela e a Argentina têm equipes fortes e já sabemos disso. Jogamos contra eles na Liga Mundial e sabemos que não podemos facilitar – analisa Bernardinho.
Das 27 edições da competição, o Brasil ganhou as 26 que disputou. O ponteiro Giba falou em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo sobre a importância de que seja mantida a hegemonia.
– O Brasil sempre joga para ganhar; essa é a nossa meta. Sabemos que este Sul-Americano é importante, pois sempre ficamos com o título – lembra o jogador, em entrevista na qual se considera o "Kaká do vôlei".
A estrela da equipe brasileira também falou sobre a derrota nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O Brasil ficou com a medalha de prata após ser derrotado pelos Estados Unidos.
– Assimilar o golpe não foi fácil, éramos favoritos. Perder o ouro foi muito duro, mas os EUA jogaram melhor – lembrou Giba, que ainda apontou a chave do sucesso do Brasil no vôlei: – É demonstrar que, diante de tudo, somos uma família.
Os jogos do Sul-Americano serão disputados no Coliseo El Salitre, em Bogotá. Ao site da CBV, Giba lembrou que a competição leva o vencedor a disputar outro torneio.
– Esta competição é importante, principalmente, por dar vaga para a Copa dos Campeões. Depois, é bom estar numa competição onde o treinador pode fazer testes na equipe. Só temos de tomar cuidado com os adversários – afirma.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.