| 22/07/2009 21h26min
Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, o Avaí segurou o Grêmio no estádio da Ressacada e garantiu a vitória por 1 a 0 na noite desta quarta, dia 22, pela 13ª rodada do Brasileirão. Em uma partida que contou com um público de 13 mil no estádio avaiano, o Leão da Ilha derrotou o Tricolor gaúcho com gol de Ferdinando, aos três minutos de jogo do segundo tempo.
Assista ao gol do Avaí
O autor do gol, no entanto, acabou expulso logo depois, aos 17 minutos, após uma falta em Jonas. O volante, que disputou sua 100ª partida com a camisa azurra, levou direto o cartão vermelho do árbitro Felipe Gomes da
Silva.
Sul-Americana
Com o resultado, o Avaí garantiu a terceira vitória seguida no
Brasileirão e consolida sua arrancada na competição. Agora, o time está no 12º lugar, com 16 pontos, e entrou na zona de classificação à Copa Sul-Americana. A equipe catarinense volta a campo contra o Atlético-PR, em Curitiba, neste sábado.
Já o Grêmio é o sétimo colocado, com 18 pontos, e seu próximo compromisso é contra o Santo André, também no sábado, em Porto Alegre.
— É a vitória de um time sólido que sabe o que está fazendo — enalteceu o técnico Silas, após a partida.
O atacante Roberto, que entrou no segundo tempo, no lugar de William, também comemorou o feito azurra:
— O time está de parabéns, soube tocar na bola quando era para tocar e o time está de parabéns — frisou, ao microfone da rádio CBN/Diário.
O jogo
Repetindo a receita que deu certo nas vitórias fora de casa — contra o Goiás e o Sport — o técnico Silas entrou em campo no esquema com
três zagueiros e também contando com o retorno do meia Marquinhos, que voltou ao
time após desfalcar na última rodada em Recife, por conta de uma contusão.
O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio. Logo no primeiro minuto, o Tricolor chegou com muito perigo à meta de Martini. Maxi López bateu cruzado na entrada da área e o arqueiro azurra interceptou antes que Herrera completasse. Depois, aos cinco e aos oito minutos, quem levou perigo ao gol de Victor foi o Avaí em dois arremates de Luís Ricardo.
Um pouco depois, aos 15, Maxi López assustou com um chute no peito de Eduardo Martini. A resposta azurra veio aos 18 minutos, em uma grande chance de William. O atacante recebeu na pequena área, mas não chegou a tempo, e o goleiro Victor fez boa defesa com os pés.
Daí para frente na primeira etapa, o Grêmio não criou mais perigo. O Avaí ainda conseguiu um outro bom lance, novamente, com William. O meia Marquinhos lançou o atacante, porém o passe foi forte e Victor
segurou.
"Maricas"
Após um primeiro tempo agitado, as
equipes voltaram ao segundo tempo sem alterações. Os gremistas reclamaram bastante da arbitragem, fato que levou Herrera a comentar, no intervalo, que a forma como o juiz conduziu o jogo fez parecer uma partida de "maricas".
Como no começo do confronto, o Tricolor levou muito perigo logo no primeiro minuto da etapa final. Herrera apareceu pelo lado esquerdo e seu chute foi interceptado pelo zagueiro Rafael.
Gol e expulsão
Logo em seguida, Réver fez falta em William, perto da entrada da área. Aos três minutos, Ferdinando bateu forte, a meia altura, e o arqueiro tricolor só viu a bola entrar à direita: 1 a 0 para o Avaí.
Na seqüência, o Leão da Ilha seguiu metendo pressão, mas sofreu uma baixa em seguida. Ferdinando fez falta em Jonas e tomou o cartão vermelho direto. Logo em seguida, Silas sacou William para a entrada de Roberto e também tirou Muriqui para pôr Marcus
Winícius.
Com um a mais, o Tricolor buscou o empate. Aos 21, Adilson
bateu forte, de longe, e Martini espalmou para o escanteio. Depois, o Grêmio ainda mudou com a saída de Mário Fernandes para a entrada de Joílson — antes, Jonas entrara no lugar de Herrera — e Tcheco deixou a equipe para dar vez a Maylson. Porém, as alterações de Autuori não surtiram tanto efeito e o Tricolor parou de criar chances concretas de gol.
Pelo lado do Avaí, a entrada de Roberto deu velocidade ao ataque, mas o time, com um a menos, adotou a cautela em campo. Antes do apito final, o Grêmio ainda teve uma chance nos acréscimos — o jogo foi até os 50 minutos no segundo tempo — com um chute perigoso do Tricolor, defendido por Martini. Na sobra, Maylson furou, e a equipe gaúcha teve mesmo que se conformar com a derrota e também com o fato de seguir sem vencer fora do Olímpico — foram cinco derrotas e um empate longe da torcida.
FICHA TÉCNICA
Avaí
(1)
Eduardo Martini; Rafael, Augusto e Emerson; Luis Ricardo, Ferdinando, Fernando
Bob, Marquinhos (Caio) e Eltinho; Muriqui (Marcus Winícius) e William (Roberto)
Técnico: Silas
Grêmio (0)
Victor; Mário Fernandes (Joílson), Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco (Maylson) e Souza; Herrera (Jonas) e Máxi Lopez
Técnico: Paulo Autuori
Gol: Ferdinando, aos três minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Fábio Santos, Souza, Túlio, Máxi Lopez, Réver, Herrera e Léo (G), Fernando Bob, Marquinhos (A)
Vermelho: Ferdinando
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva, auxiliado por Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Wagner de Almeida Santos (trio do RJ).
Renda: R$ 101.625,00
Público
pagante: 12.204
Público não pagante: 822
Público total: 13.026
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Matéria atualizada à
1h.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.