| 10/07/2009 07h10min
Formar meias e laterais de melhor qualidade. Esse será o objetivo principal das categorias de base do Grêmio enquanto o técnico Paulo Autuori estiver no comando do time principal. A partir de agora, está proibido o uso do esquema tático 3-5-2 entre os garotos. Do infantil aos juniores, todos usarão o 4-4-2.
— Todos sabem da minha preferência pelo 4-4-2. Se depender de mim, a base usará esse esquema. Precisamos formar laterais e meias no futebol brasileiro — justificou o técnico na entrevista coletiva de terça-feira.
Contratado para ser uma espécie de gestor da base gremista, Autuori começará a se envolver mais com a formação de jogadores do clube após a eliminação do time na Libertadores. Ele e o auxiliar Renê Weber já assistiram a alguns jogos e treinos dos times de baixo e agora vão intensificar esse acompanhamento.
O trabalho já se reflete no grupo principal. Nos últimos dias, vários garotos foram chamados pelo técnico para se integrarem aos profissionais. Nomes como Bruno Collaço, Émerson, Gabriel Spessato, Isael, Mario Fernandes, Roberson e Sérgio Carvalho se juntaram aos garotos que já estavam lá, como Douglas Costa, Adílson, Saimon e Maylson, entre outros.
Atual técnico dos juniores, Andrey Lopes diz que já usa o 4-4-2 desde a época que comandava o time juvenil. Ele já trabalhou com Autuori no Inter, em 1999, e se diz identificado com a visão de futebol do atual técnico gremista. Ambos partilham a convicção de que esse sistema tático facilita a formação de laterais e meias, artigos raros no mercado nos dias de hoje.
— Se reclama muito do 3-5-2 porque ele privilegia a formação de alas. O jogo fica mais concentrado nas pontas. No 4-4-2, as faixas do campo (defesa, meio e ataque) ficam mais definidas — explica Andrey, acrescentando que o clube só tem a ganhar com o maior envolvimento de Autuori com a gurizada. — Com toda a experiência do Paulo, o trabalho na base do Grêmio, que já tem um nível muito bom, só tem a crescer — conclui.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.