| 09/07/2009 13h43min
Mais de um ano depois, o técnico Mano Menezes volta ao Estádio Olímpico. Será no próximo domingo, à frente do Corinthians, desta vez como adversário do Grêmio.
A despedida de Mano aconteceu no dia 02 de dezembro de 2007, na rodada final do Brasileirão daquele ano. Foi quando o Grêmio empatou em 1 a 1 com o próprio Corinthians. O resultado, combinado com a derrota do Inter para o Goiás, provocou o rebaixamento do Timão para a Série B.
Mesmo antes do início da partida, Mano já havia acertado sua saída do Grêmio, encerrando um ciclo que durou dois anos e sete meses. Ele foi substituído por Vágner Mancini, e partiu sem clube definido.
Durante quase três temporadas, Mano conquistou pelo Grêmio a Série B de 2005, dois Campeonatos Gaúchos, e chegou ao vice-campeonato da Copa Libertadores de 2007, perdendo para o Boca Juniors na decisão.
Dois dias depois da despedida, Mano Menezes foi anunciado pelo Corinthians. No clube paulista, o treinador também conquistou a Série B, e foi ainda campeão do Paulistão e da Copa do Brasil, ambos nesta temporada.
Grêmio leva vantagem no Brasileirão
Em Campeonatos Brasileiros, Grêmio e Corinthians já se enfrentaram 41 vezes, 21 delas em São Paulo, e outras 20 no Estádio Olímpico. No total, o Tricolor conquistou 19 vitórias, contra 15 do Corinthians, e 7 empates.
Nos 20 jogos disputados no Estádio Olímpico, pelo Brasileirão, o Grêmio tem vantagem ainda maior: são 13 vitórias, 4 empates, e apenas 3 vitórias do Corinthians.
O Corinthians não bate o Grêmio em Porto Alegre pelo campeonato nacional desde 1999, quando venceu por 3 a 0. Desde então, as duas equipes jogaram cinco vezes no Olímpico, com quatro vitórias do Grêmio - 14 gols marcados - e um empate.
Neste período, o Corinthians marcou apenas um gol sobre o Grêmio no Olímpico: exatamente no empate em 1 a 1, jogo do rebaixamento corintiano, e da despedida de Mano Menezes.
São remanescentes do jogo do dia 02 de dezembro de 2007, no time titular do Grêmio, o zagueiro Léo, o meia Tcheco, e provavelmente o atacante Jonas - autor do gol gremista na partida - que deve substituir o suspenso Herrera.
O goleiro Marcelo Grohe, hoje reserva, foi titular. No Corinthians, apenas o goleiro Felipe permanece entre os titulares do Timão.
Outros dois integrantes do Corinthians de agora foram protagonistas daquela partida, mas no lado oposto: o próprio técnico Mano Menezes, e o zagueiro William, ambos pelo Grêmio, participaram da partida.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.