| 02/07/2009 10h52min
Sob pressão
A vida de competidor de surfe não é tão fácil quanto muita gente imagina. O cara se prepara a vida toda para chegar a uma bateria de 30 minutos e pronto: ganhou ou perdeu.
Imaginem a pressão que o atleta sente nos minutos que antecedem uma bateria importante. É nessa hora, de pressão máxima, que o competidor precisa ter seus recursos físicos e mentais a sua disposição. O medo de perder e o desejo de vencer precisam dar espaço a um estado favorável à performance.
Até porque o vencer ou perder está sempre no passado ou futuro, e nunca no presente, sendo que a presença de espírito e a capacidade de enxergar as coisas do jeito que elas são e não como gostaríamos que fossem é o que faz toda a diferença.
Muitas vezes o surfista está
durante a realização de uma manobra, que dura uma fração de segundo, e lhe vem um pensamento.
Geralmente é nessa hora que o competidor erra a manobra, quando se distrai com o seu próprio drama e a importância que dá a si e às suas realizações.
Nessa hora crucial é que o desapego do resultado e o envolvimento com o processo podem permitir uma performance livre e despreocupada. E aí está o grande desafio, querer mas não precisar, e optar por fazer o seu melhor, aconteça o que acontecer.
É nessa luta psicológica que eu me encontro durante as minhas competições.
E é também assim que estão se sentindo os atletas, que, a partir de hoje, devem estar entrando na água para disputar o Hang Loose Santa Catarina Pro, o campeonato mais importante da vida de cada um deles neste momento. E bota pressão nisso...
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.