| 24/06/2009 15h16min
A equipe italiana Ferrari garantiu que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aprovou todas as propostas da Associação de Escuderias de Fórmula 1 (Fota, em inglês), ratificando o acordo para evitar a criação de um Mundial paralelo. A escuderia emitiu um comunicado oficial sobre o assunto nesta quarta-feira.
– O Conselho Mundial da FIA aprovou hoje todas as propostas da FOTA, razão pela qual teremos ano que vem um campeonato de F-1 que, como pediu a associação, será disputado dentro de um espírito de competição esportiva e tecnológica que terá regras claras e certas, além de uma gestão transparente. Tudo isto pretende evitar contínuas mudanças decididas por uma só pessoa e prevê uma redução gradual dos custos, que no decorrer dos próximos dois anos os devolverão ao nível dos anos 90 – diz o comunicado.
A declaração oficial da escuderia italiana, uma das que mais criticou as novas regras que a FIA pretendia aplicar a partir da próxima temporada, chega depois de o inglês Max Mosley, presidente da FIA, anunciar o acordo.
Entre as propostas aprovadas por ambas as partes estão que o Mundial do ano que vem seja disputado com as regras de 2009 e que Mosley, à frente da FIA desde 1993 e cujo mandato termina em outubro, não será candidato à reeleição.
A principal diferença entre os dois lados residia no projeto da FIA de limitar, a partir de 2010, o orçamento das escuderias a € 45 milhões, sem contar as despesas com propaganda e com os salários dos pilotos. Os construtores não se opunham à diminuição dos custos, mas reivindicavam um prazo maior para colocá-la em prática.
Diante da negativa de Mosley quanto a mudar seus planos, a Fota ameaçou criar um campeonato em nível mundial paralelo ao da FIA.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.