Notícias

 | 23/06/2009 20h27min

Com Joel no comando, África do Sul tenta mostrar evolução

Técnico afirma estar surpreso com o futebol mostrado pelos africanos

Um ano antes do pontapé inicial da Copa de 2010, a África do Sul já respira o clima do Mundial com a disputa da Copa das Confederações. Os anfitriões querem mostrar na competição que podem atuar de igual para igual com os melhores times do mundo.

O torneio é o primeiro teste forte para a equipe desde que o técnico brasileiro Joel Santana assumiu o comando do time, há 14 meses. A África do Sul chegou às semifinais da competição, onde enfrentará o Brasil às 15h30min (de Brasília) desta quinta-feira, em Joanesburgo, depois de ter ficado em segundo lugar em um grupo que teve a Espanha como primeira colocada. Iraque e Nova Zelândia completaram a chave.

– Deve ser uma partida altamente técnica, harmoniosa contra o Brasil. O Bafana Bafana (apelido da seleção sul-africana) está surpreendendo com a maneira de jogar, tentando enfrentar todos de igual para igual, jogar bonito – disse o técnico Joel Santana.

Os destaques da equipe africana são o meia Modise, do local Orlando Pirates, o zagueiro Mokoena, que foi para o Portsmouth. O craque do time é o meia-atacante Pienaar, que atua pelo Everton, da Inglaterra.

Para dar a medida da distância que separa o futebol brasileiro do sul-africano, Joel lembrou dos jogadores que sequer foram convocados para a Copa das Confederações.

– Quando você tem uma seleção que ainda despreza o Adriano, o Fenômeno e o Ronaldinho Gaúcho... Me dá os três e bota aqui – brincou.

A seleção africana chegou a emplacar cinco vitórias consecutivas em amistosos preparatórios para a Copa das Confederações no início deste ano. A marca caiu em fevereiro deste ano, diante do Chile. O clima de desconfiança voltou após mais uma derrota, desta vez diante de Portugal, logo em seguida.

Como já está classificada para o Mundial por ser o país sede, a África do Sul disputou as Eliminatórias para tentar uma vaga na Copa das Nações Africanas. O time foi muito mal e acabou desclassificado já na primeira fase.

Nic Bothma, EFE / 

Joel Santana está há 14 meses no comando da seleção sul-africana
Foto:  Nic Bothma, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/06/2009 19h53min
Sem Juan, Lúcio prefere não apontar favorito para jogar ao seu lado na zaga
23/06/2009 18h38min
La Bombonera pode ser o palco de Argentina x Brasil
23/06/2009 16h34min
Argentina lança oficialmente a Copa América de 2011
23/06/2009 16h15min
Victor e Ramires não poderão assistir Cruzeiro x Grêmio
23/06/2009 14h19min
Pato e Nilmar dão show em jogo-treino da Seleção
23/06/2009 11h15min
Robinho revela: sou aluno do Ronaldinho
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.