| 27/05/2009 17h36min
O Barcelona é o novo dono da Europa. Nesta quarta-feira, o time catalão dominou o Manchester United e venceu por 2 a 0, no Estádio Olímpico, em Roma, sagrando-se vencedor da Liga dos Campeões.
Messi e Eto’o marcaram os gols da partida e foram os heróis da vitória, além de Iniesta e Xavi, que comandaram as ações do time. Com a conquista, o Barça se qualificou para disputar o Mundial de Clubes da Fifa. A competição será realizada em dezembro, em Abu Dhabi.
Ingleses começam melhor
Em busca do bicampeonato da competição, o Manchester começou bem melhor a partida, propondo as ações ofensivas. No início, o Barcelona parecia acuado, um pouco nervoso e atuava na defesa.
Cristiano Ronaldo centralizava as jogadas de ataque do time inglês. Logo aos dois minutos, cobrou falta da intermediária e Valdés espalmou para frente. Pouco depois, o camisa 7 dominou com estilo da entrada da área e chutou de três dedos para fora. Esse foi o melhor momento inglês em toda a partida.
Contra-ataque mortal
Já o Barça foi preciso, com um contra-ataque mortal. Aos 10 minutos, o camaronês Samuel Eto’o recebeu no lado direito da grande área, fez a finta em cima de Vidic e chutou de bico, marcando um gol oportunista.
Com a vantagem, mudou totalmente o panorama da partida em favor dos espanhóis. O Barcelona passou a controlar, continuando no ataque. No meio-campo, Iniesta e Xavi eram os maestros do time, enquanto Messi crescia e incomodava a zaga adversária.
Pelo lado inglês, Rooney jogava isolado na ponta esquerda e pouco fazia. No lado direito, Park era inútil, enquanto Anderson estava perdido em campo.
Barcelona domina
Na segunda etapa, os espanhóis continuaram melhor e pressionavam em busca do segundo gol. Apagado na partida, Henry teve a chance de marcar aos quatro minutos, mas chutou colocado, facilitando a vida de Van der Sar. Aos sete, Xavi cobrou falta da meia-lua e acertou a trave. O Barça tocava a bola e colocava o Manchester na roda.
No time inglês, o técnico Alex Ferguson colocou Tevez e Berbatov no lugar de Anderson e Park, que pouco participaram. Mesmo com as mudanças, a equipe continuou desorganizada e o pior: Cristiano Ronaldo desaparecia em campo.
O jogo era do Barça e o golpe final foi aos 25 minutos. Da meia-direita, Xavi fez lançamento perfeito e o baixinho Messi venceu o grandalhão Ferdinand, cabeceando no contrapé de Van der Sar: 2 a 0.
A chance do Manchester foi aos 28, quando Ronaldo perdeu chance clara, dentro da área. Era pouco para tentar virar o jogo. Com um futebol bonito, o Barcelona conseguiu mandar em campo até o final e ser campeão da Liga pela terceira vez na história do clube.
CLICESPORTESBarcelona | Manchester United |
---|---|
Valdés; Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho; Busquets, Xavi e Iniesta (Pedro); Messi, Eto%27o e Henry (Keita). | Van der Sar; O%27Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson (Tevez), Giggs (Scholes) e Park (Berbatov); Rooney e Cristiano Ronaldo. |
Técnico: Josep Guardiola. | Técnico: Sir Alex Ferguson. |
Barcelona x Manchester United Decisão da Liga dos Campeões da Europa Data: quarta-feira (27/05) Local: Estádio Olímpico de Roma (Itália). Gols: Eto%27o e Messi (B) Arbitragem: Massimo Busacca, auxiliado por Matthias Arnet e Francesco Buragina (trio suíço). |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.