Notícias

 | 05/05/2009 05h10min

Seleção gaúcha revela dado preocupante

Diogo Olivier, colunista online  |  diogo.olivier@zerohora.com.br














A festa realizada ontem para a entrega dos prêmios aos melhores do Campeonato Gaúcho de 2009, escolhidos pelo voto de mais de cem jornalistas, revelou um aspecto que merece reflexão cuidadosa. Dos 11 eleitos, sete são do Inter e quatro do Grêmio. Não há nenhum jogador do Interior. Nem mesmo da dupla Ca-Ju.

É um aspecto preocupante, que só comprova uma realidade agravada a cada ano. O fosso entre a dupla Gre-Nal e os outros clubes está aumentando.

O Grêmio não decidiu o segundo turno este ano, mas por obra e graças de seus reservas, que fizeram fiasco. Os titulares passearam (à exceção dos Gre-Nais). Se o Gauchão fosse disputado no sistema de pontos corridos, os times do Interior não teriam a menor chance. Eles só têm alcançado algumas finais na última década em razão do mata-mata, que reduz a diferença técnica entre os times e aumenta a força do acaso nos jogos de ida e volta.

Apenas Inter e Grêmio representam o futebol gaúcho na Série A do Brasileirão, que começa no domingo. O Juventude está na segunda divisão. Caxias e Brasil-Pe remam na Série C. Pelotas, Ypiranga e São José tentarão a sorte na D. O resto não está em divisão alguma.

É um tema para reflexão.


Confira a seleção do Gauchão 2009

Victor; Ruy, Índio, Réver e Kléber; Sandro, Guiñazu, Souza e D'Alessandro; Taison (que ganhou ainda prêmios de revelação, goleador e craque do campeonato) e Nilmar. Técnico: Tite.

.

Leia os textos anteriores da coluna No Ataque.

Siga a coluna no Twitter.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.