| 28/04/2009 22h16min
O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, que junto com os portos catarinenses pode ser a principal porta de entrada do vírus da gripe suína em Santa Catarina, serviu na tarde desta terça-feira de palco para uma reunião convocada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entre representantes das companhias aéreas, das empresas responsáveis pela limpeza nas aeronaves, da Receita e Polícia federais.
Entre o conjunto de medidas está a criação de uma sala de isolamento para onde, em caso de suspeita, o passageiro deverá ser encaminhado. Foi alertado, também, da preocupação com o manuseio das bagagens de mão, já que o vírus pode permanecer sobre uma superfície por até 24 horas. Também foi pedido um levantamento dos equipamentos de proteção disponíveis para os funcionários.
— É preciso observar que estas normas só valem para passageiros vindos das áreas de risco e que estiverem com suspeitas da gripe. Neste caso, várias ações que já começam com
o alerta do comandante
do avião para a torre de comando serão desencadeadas — destacou o engenheiro Telesmagno Neves Teles, coordenador da Anvisa em Santa Catarina.
Impressos serão distribuídos pelo Ministério da Saúde
Durante o encontro, equipes da Anvisa repassaram panfletos sobre a Influeza Suína. Neste primeiro momento o foco são os funcionários que têm contato com os passageiros. Está sendo esperado para quinta-feira os impressos extras que chegarão do Ministério da Saúde para serem entregues aos passageiros que chegam ou se destinam às áreas afetadas.
O coordenador da Anvisa no Estado disse que a ação é a mesma adotada em suspeita de doenças infectocontagiosas, como dos vírus do Ebola, da febre amarela. Teles ressaltou que, antes de um provável passageiro chegar ao Hercílio Luz, teria passado pelos aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde medidas de contenção também estão em ação.
Viajantes do continente
norte americano e do México são orientados dentro da aeronave.
No saguão do aeroporto, além dos folhetos, painéis eletrônicos alertam sobre cuidados a serem seguidos.
Em Florianópolis, caso ocorra suspeita de algum caso, o passageiro deve ser encaminhado para os hospitais de referência (Nereu Ramos e Joana de Gusmão, se for criança).
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.